No Dia do Estudante, a lição é ambiental

Evento fornece aos alunos da rede municipal de ensino informações sobre a preservação do meio ambiente

Publicado por: Secom, em: 05/08/10 às 13:31

Projeto Xadrez nas Escolas será apresentado aos alunos no dia do evento - Foto: Passarinho/Pref. de Olinda

Comemorar o dia do estudante com consciência ambiental. Esse é o objetivo do evento “Olinda, Berço da República e Patrimônio Cultural da Humanidade”, organizado pelo Centro de Educação Ambiental Espaço Bonsucesso (CEA), vinculado a Secretaria do Orçamento Participativo, Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano. No dia 11 de agosto, alunos da rede pública de ensino serão recebidos para uma programação que valoriza a importância do acervo patrimonial e ambiental do município.

Segundo o diretor de Planejamento Ambiental, Fernando Lopes, são esperados cerca de 200 alunos das escolas públicas, no período da manhã e da tarde, para conferir sessões de filmes educativos, show de ciências com profissionais do Espaço Ciência, projeto “Xadrez nas Escolas”, teatro do projeto “Mais Educação”, entre outras atividades.

Para a gerente de departamento de educação ambiental, Cleide Amorim, o evento busca inserir o estudante em mais um espaço alternativo de cultura e meio ambiente. “A proposta é trabalhar a cidadania, a ética, o respeito mútuo e a preservação patrimonial das escolas”, comentou.

O Dia do Estudante recebe o apoio da Secretaria de Saúde, Secretaria de Transportes, Controle Urbano e Ambiental, Centro de Vigilância Ambiental de Olinda (Ceval) e do programa “Saúde Bucal”. Na ocasião, os participantes vão contar com um escovódromo, com distribuição de creme dental e escovas, além de palestras e oficinas sobre trânsito.

Para o secretário do Orçamento Participativo, Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Júnior Leite, momentos como esse fortalecem a formação de cidadãos comprometidos com o meio ambiente. “Os estudantes vão comemorar de uma forma educativa a importância da natureza e da história de Olinda”, avaliou.

CEA

O Centro de Educação Ambiental Espaço Bonsucesso (CEA) é um local planejado pela Prefeitura de Olinda, onde a comunidade olindense tem a oportunidade de pesquisar, refletir e atuar na problemática ambiental. O espaço é composto por uma biblioteca interativa, sala de capacitação para palestras, cursos e oficinas, além de uma composteira.

O CEA fica localizado na Estrada do Bonsucesso, 306, no bairro do Bonsucesso. O horário de funcionamento é das 9h às 12h. A entrada é gratuita. Fone: 3429.6053 / Ramal: 212