Secretaria de Patrimônio, Cultura, Turismo e Desenvolvimento Econômico

Plano Municipal de Educação Patrimonial

Plano Municipal de Educação Patrimonial

Com o intuito de reger políticas públicas de forma a promover a preservação do patrimônio de Olinda, a prefeitura elaborou junto com a sociedade o Plano Municipal de Educação Patrimonial (PMEP). Moldado a partir do Plano Nacional do mesmo tema, o projeto foi aprovado em audiência pública em novembro de 2013  e possui diretrizes e metas que vão de curto, médio e longo prazo com o objetivo de ampliar o debate e a participação da comunidade envolvida na educação patrimonial.

A cidade de Olinda compõe um rico patrimônio material e imaterial, sua produção cultural acontece de maneira dinâmica em diversos segmentos artísticos, traz em sua memória uma rica história de lutas e conquistas, de maneira que, o município entende a importância em firmar um Plano de Educação Patrimonial.

O plano foi elaborado com o intuito de nortear a política pública no município, e se apresenta como resultado de um processo democrático que visa contribuir e criar ferramentas para a inclusão do cidadão olindense na discussão ampla e crítica acerca do seu Patrimônio Cultural.

Educação Patrimonial – São todos os processos educativos que busquem a construção coletiva do conhecimento, o diálogo entre os agentes sociais e a participação efetiva das comunidades detentoras das referências culturais onde convivem noções de patrimônio cultural diversas.
(fonte: IPHAN)

Plano Municipal de Educação Patrimonial de Olinda (PMEP) – Julho de 2013


Plano Municipal de Educação Patrimonial de Olinda (PMEP) – Julho de 2013


Relatório da Consulta Pública do PMEP/Olinda – 12/11/2013