Segundo Conselho Local de Saúde é eleito no bairro de Caixa D’Água

Desta vez a votação foi realizada na comunidade de Caixa D’água, pertencente ao Distrito Sanitário 1

Publicado por: adminolinda, em: 03/01/12 às 14:26
Eleição transcorreu e clima de tranquilidade entre jovens, adultos e idosos - Foto: Secretaria de Saúde de Olinda

Numa atitude inusitada no Brasil, a Secretaria de Saúde e o Conselho Municipal de Olinda promoveram a segunda eleição de Conselho Local de Saúde em Unidade Saúde da Família, desta vez na comunidade de Caixa D’Água. Com 65 votos de diferença a chapa 2 composta pelos usuários Daniel José Farias, Dorgilvânia de Lima Cavalcante, Paulo Ezequiel do Nascimento e Valéria Marques Silva de Lima venceu a eleição com 239 votos contra 174 da chapa 1.

O processo eleitoral aconteceu no dia 10 de dezembro passado, onde a comunidade deu um exemplo de cidadania comparecendo jovens, adultos e idosos. A data da posse da diretoria ainda não foi definida, mas tudo indica que deverá acontecer na segunda quinzena de janeiro.

A Chapa1 foi composta pelos usuários Severino Bento Rodrigues, Ana Cleide da Silva França, Leonora da Silva e Maria do Carmo Silva; e dos 430 votos obtidos, 413 foram válidos, 14 nulos e três em brancos.

Através do Regimento Eleitoral, as eleições foram conduzidas pelos membros da Comissão Eleitoral, composta por dois representantes dos usuários, Esron Messias de Santana e Maria José dos Santos Melo; um representante do trabalhador em saúde, Maurina Lins Câmara; coordenado pela conselheira Tereza Cristina Santiago, a secretaria executiva do Conselho Municipal de Saúde de Olinda, Edna Melo; a coordenadora do NASF/DSI, Marcela Cunha; apoiados pelo Agente Comunitário de Saúde, Fabio Romero Santos, e a funcionária Maria José.

CIDADE TABAJARA – O primeiro Conselho Local de Saúde foi escolhido no bairro de Cidade Tabajara em maio de 2011, quando a comunidade escolheu os cinco integrantes que compõem o 1º Conselho Local de Saúde em unidade do Programa da Família.

A eleição teve um total de 160 votos, vencendo com uma diferença de apenas 19 votos os candidatos da chapa, a titular Josefa Maria da Silva e o suplente João Ferreira.