Notícias

Segundo Encontro de Pífanos na agenda de Olinda

O acesso é gratuito e todas as palestras e oficinas terão intérpretes de libras

Publicado por: adminolinda, em: 18/11/10 às 10:42
Programação compreende apresentações musicais, rodas de conversas com mestres pifeiros, palestras, oficinas, lançamentos de CDs e DVDs e uma feirinha com instrumentos e produtos afins. Arte: divulgação

Programação compreende apresentações musicais, rodas de conversas com mestres pifeiros, palestras, oficinas, lançamentos de CDs e DVDs e uma feirinha com instrumentos e produtos afins. Arte: divulgação

Três dias para ouvir e conversar sobre um dos instrumentos mais peculiares do universo musical brasileiro. É o que promete o II Tocando Pífanos, que será realizado em Olinda entre 25 e 27 de novembro e reunirá alguns dos principais grupos musicais do gênero no país e pesquisadores do assunto.

“Nesta edição, vamos aprofundar os debates sobre a tradição dos pífanos, mas também haverá espaço para a produção contemporânea”, explica Amaro Filho, o coordenador do evento. A programação compreende, além das apresentações musicais de bandas de diversos estados, rodas de conversas com mestres pifeiros, palestras, oficinas, lançamentos de CDs e DVDs, além de uma feirinha com instrumentos e produtos afins.

O acesso é gratuito e todas as palestras e oficinas terão intérpretes de libras. Patrocinado pela Chesf, através da Lei Rouanet, e com apoio da Prefeitura de Olinda, o Tocando Pífanos é uma produção da Página 21.

Em 2010, o encontro vai homenagear João do Pife, artista de Caruaru que vem sendo um dos principais nomes na difusão das bandas de pífanos no Brasil e exterior. Além de ter formado diversos grupos de jovens e idosos, João tem ministrado oficinas em capitais brasileiras e já ensinou sua arte até na Flórida, nos Estados Unidos.

Todas as oficinas, debates e rodas de conversas serão realizadas no Teatro Mamulengo Só Riso (Rua 13 de Maio 117), durante o dia. Os shows ocorrem à noite, na Praça Laura Nigro, na Ribeira.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

QUINTA-FEIRA (25/11/2010)
09h30: ABERTURA
10h00: OFICINA PRÁTICA – Método prático de pífano de bambu, por José Claudio de Oliveira Lino
14h30: VÍDEO – Esquenta Muié, 30 anos de pífanos – Keiler Simões (AL)
15h00: PALESTRA – Tradição e Modernidade, o perfil das bandas de pífanos de Marechal Deodoro (AL), por Regina Cajazeira
20h00: SHOWS – Banda de Pífanos Esquenta Muié (AL) Banda de Pífanos Zé do Estado (PE)

SEXTA-FEIRA (26/11/2010)
10h00: OFICINA PRÁTICA – Confecção de pífanos, por João do Pife
14h30: FALA MESTRE – Roda de conversa com mestres pifeiros
15h30: VÍDEO, PALESTRA E LANÇAMENTO DE LIVRO – Zabumba, A Tradição de Bandas de Pífanos no  Sertão de Canudos (Marcelo Rabelo); A música do Sertão de Canudos (Marcelo Rabelo); Raízes dos Sertões – Memórias de Canudos Velho  (org.  Marcelo Rabelo)
20h30: SHOWS – Os Vitos  (SE) Cataventoré (MG)

SÁBADO (27/11/2010)
10h00: PALESTRA – Carnaval das Bandas de Pífanos da Suiça, por J.Pedro Corrêa (PR)
14h30: PALESTRA – O Pife Muderno, por Carlos Malta
16h00: LANÇAMENTO DE LIVROS – Canudos, gaitas e pífanos: as flautas do Norte de Minas (Daniel Magalhães); Cancioneiro do Jequitinhonha, 155 partituras para flauta (Daniel Magalhães)
20h30: HOMENAGEM – Mestre João do Pife
21h: SHOWS – Banda de Pífanos de Bendengó (BA) Carlos Malta e Pife Muderno  (RJ)

%d blogueiros gostam disto: