Semana da Juventude em Olinda conscientiza estudantes sobre as obras de urbanização em Aguazinha e Sapucaia

Do dia 21 a 25 de setembro, alunos das escolas da região receberam palestras e atividades sobre o impacto das obras e diversos outros temas, como esporte e cidadania

Publicado por: Secom, em: 28/09/15 às 13:52
Semana da Juventude. Foto: Diego Galba/Pref.Olinda

Em celebração à Semana da Juventude, a prefeitura de Olinda foi às comunidades de Sapucaia e Aguazinha conversar com os jovens das escolas da região sobre as obras de urbanização integrada do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal. Do dia 21 a 25 de setembro, alunos das escolas estaduais Deanna Clarck Xavier, Estevão Pinto e Cônego Jonas Taurino receberam palestras e atividades falando sobre o impacto das obras na região e diversos outros temas, como esporte e cidadania.

O coordenador da Coordenadoria da Juventude de Olinda, Matheus Lins, falou sobre o objetivo da programação da semana. “Nosso grande propósito é chegar aos jovens e fazê-los entender um pouco mais desse processo dessa reforma urbana que vai acontecer no bairro. A semana é para isso: esclarecer e envolver a juventude envolvida no processo”, declarou.

Quem também compareceu foi a secretária de Obras de Olinda, Hilda Gomes. Para ela, é essencial que o jovem da comunidade saiba que o será feito em seu bairro. “A juventude é o nosso futuro, e eles precisam compreender o que vai acontecer com a sua área. Os bairros passarão por uma verdadeira reforma urbana e os jovens precisam saber não apenas sobre a obra de pedra e cal que acontecerá na comunidade, mas também ter consciência do envolvimento social dela nesse projeto aqui em Aguazinha e Sapucaia”, afirmou.

No último dia de evento, a Escola Deanna Clarck recebeu apresentações culturais de hip-hop, dança e capoeira. Também ocorreu um bate-papo com o tema “O Esporte mudando vidas”, com a presença dos ex-jogadores de futebol Chiquinho, Kuki e Mauro, que jogaram em times como Náutico, Santa Cruz e Sport.

Aluno do terceiro ano da Escola Cônego Jonas Taurino, Hugo Leandro assistiu as palestras e nos contou a sua impressão. “Eu achei importante, pois pude ver que a prefeitura vai trabalhar aqui na comunidade. Gostei bastante das atividades, principalmente a sobre o cuidado com os rios da cidade. Vou aguardar, e ver se agora vai melhorar as coisas aqui na comunidade”, falou o estudante de 19 anos, morador de Aguazinha.

URBANIZAÇÃO INTEGRADA – Sapucaia e Aguazinha passarão por uma grande reforma urbana. Na obra, serão pavimentadas 80 ruas nos bairros. Os serviços de pavimentação, esgotamento sanitário, drenagem e abastecimento de água vão ser realizados nas ruas beneficiadas. O bairro de Sapucaia é cortado pelo canal Lava Tripa, e o projeto prevê também o seu alargamento para melhorar a drenagem das águas. Uma via marginal de 1,4 quilômetros será construída ao longo do canal, bem como uma ciclofaixa.

Também serão construídas 05 mini-áreas de lazer, mais especificamente no entorno das lagoas que já existem em Sapucaia. Lá vão ser instalados balanços, escorregos, gangorra e circuito com pneus, além de mesas de jogos. Esses equipamentos comunitários irão ajudar no lazer dos moradores dos bairros.