Semana discute empoderamento dos jovens olindenses

A programação contempla a discussão sobre mercado de trabalho, prevenção às drogas e outras temáticas

Publicado por: Secom, em: 22/10/18 às 13:43

Abrindo espaço para o diálogo e a troca de conhecimento, a Semana da Juventude de Olinda teve o seu ponto de partida nesta segunda-feira (22). A iniciativa conta com palestras e apresentações artístico-culturais nas escolas da rede municipal e estadual, envolvendo crianças, adolescentes e adultos. O primeiro encontro foi na Escola Escritor Paulo Cavalcanti, localizada na terceira etapa de Rio Doce. A programação se estende até a próxima sexta-feira (26.10), estando aberta também aos pais e toda a comunidade.

Entre os principais temas estão o bullying, o acesso ao mercado de trabalho, a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e os perigos dos entorpecentes. Os técnicos da Secretaria Municipal de Educação, Esportes e Juventude utilizam uma didática clara, falando sempre a língua dos jovens. “A ideia é de fortalecer o empoderamento juvenil de maneira assertiva, motivando o desenvolvimento de politicas públicas que ajudem o segmento”, ressalta o coordenador da Juventude de Olinda, Adriano Diniz.

A estudante Jessica Macêdo, de 16 anos, foi uma das quem aprovaram a novidade. “Achei ótimo, pois podemos tirar as dúvidas, repassando para outras pessoas”, opinou. Para a gestora da escola, Silvia Leite, o trabalho é bastante positivo. “Consegue enriquecer o currículo escolar, com temas vivenciados pelos jovens em seu cotidiano”, disse. A Semana da Juventude também conta com a parceria da Secretaria de Saúde, por meio do programa Consultório de Rua. Já a Secretaria de Desenvolvimento Social, Cidadania e Direitos Humanos colabora com temas de prevenção à violência. O projeto conta ainda com o apoio da Uninassau.

> Clique aqui e confira a programação completa

Texto: Marcílio Albuquerque / Foto: Alice Mafra