Notícias

Semana do Trânsito de Olinda tem passeio ciclístico e feira na Praça do Carmo

Programação quer alertar sobre a violência no trânsito e educar a nova geração

Publicado por: Redação da Secom, em: 17/09/19 às 12:06

Este slideshow necessita de JavaScript.

A Secretaria de Transportes e Trânsito (STT) de Olinda preparou uma extensa programação para marcar a Semana Nacional do Trânsito, celebrada na cidade entre os dias 18 e 25 de setembro. A ação é realizada todos os anos em prol da conscientização da sociedade sobre um trânsito seguro. O objetivo é educar a população para reduzir o número de acidentes no trânsito. Este ano o tema é “No Trânsito o Sentido é a Vida”. No Brasil morrem, por ano, mais de 35 mil pessoas, segundo dados do governo federal.

A abertura das atividades será nesta quarta-feira (18), às 15h, na sede do Detran-PE, no bairro da Iputinga, Zona Oeste do Recife. Na quinta e sexta, dias 19 e 20, agentes da STT de Olinda participarão, das 9h às 16h, da Feira Nacional do Trânsito, realizada pelo Departamento de Trânsito do Estado, no Cabo de Santo Agostinho. Serão realizadas atividades lúdicas e educativas sobre trânsito seguro.

Ainda na quinta-feira (19) haverá emissão de autorização para estacionar em vagas especiais (idosos, pessoas com deficiência e gestantes). A atividade será realizada no Atacadão, na Av. Pan Nordestina, 778, bairro do Guadalupe. Os interessados devem comparecer ao local das 9h às 13h portando identidade, CPF, comprovante de residência. Gestantes e deficientes devem apresentar um laudo médico que comprove a sua situação de mobilidade reduzida. Na sexta-feira (20) será realizada uma Blitz educativa, com horário e local a serem divulgados.

No sábado (21) os agentes farão uma ação para divulgar o passeio ciclístico que será realizado no domingo (22), data em que se celebra do Dia Mundial sem Carro. As inscrições para o passeio ciclístico começaram no último sábado (14) e seguem até o dia 21. Os interessados em participar devem entregar um quilo de alimento não perecível no toldo montado na orla de Olinda, próximo à Praça Duarte Coelho, mais conhecida como a Praça do Quartel. As inscrições acontecem até sexta (20), das 9h às 15h, e no sábado das 8h ao meio-dia. Os inscritos receberão uma camisa do evento no dia do passeio.

No domingo (22) será realizado o 7º Passeio Ciclístico que, este ano, celebrará o Dia Mundial sem Carro. A concentração será às 7h, com saída marcada para às 8h. O percurso terá 8,6 km e seguirá pela Av. Ministro Marcos Freire, sentido Paulista, depois fará o retorno na Rua São Sebastião, seguindo o caminho de volta para o ponto de partida pela Av. Govenador Carlos de Lima Cavalcanti e Getúlio Vargas.

Na edição de 2018 houve 242 inscritos e a expectativa da STT é de que este ano mais de 300 pessoas se cadastrem para o evento. O alimento recolhido será entregue ao Projeto Criança do Reino, em Rio Doce. Ao final do passei haverá sorteio de brindes entre os inscritos. As empresas parceiras da atividade são Bike Anjo, a empresa de ônibus Caxangá, a Sirga Engenharia, Sinal Vida, Radium Tecnologia, e a R.A Locação.

Já na segunda-feira (23) as equipes de Educação no Trânsito da STT Olinda estarão trabalhando a montagem da VII feira Nacional de Trânsito do município, a ser realizadas na terça e quarta-feira, dias 24 e 25 de setembro, na Praça do Carmo. O horário de atividades da feira será das 8h às 12h, intervalo para almoço e retomada das 13h às 16h. No local haverá 22 estandes com atividades lúdicas e educativas sobre um trânsito mais seguro. O público-alvo da feira são alunos das redes pública e privada do município.

Entre os temas abordados na feira estarão: sinalização, primeiros socorros em caso de acidentes, excesso de velocidade, embriaguez ao volante, equipamentos de segurança, entre outros. Também está na programação uma oficina de bicicleta, informações sobre karts – com a exposição de um veículo deste tipo, confecção dos cartões de idosos e deficientes, e muito mais. Para entreter a criançada haverá ainda uma minipista, a presença da Turma do Fom Fom e, ao fim do circuito educativo, brinquedos estarão montados para os pequenos se divertirem.

%d blogueiros gostam disto: