Seminário apresenta ações do Projeto Comunidade Viva em Olinda

A iniciativa integra ações de urbanização a ações de fortalecimento da sociedade civil nas comunidades beneficiadas por projetos do Prometrópole e PAC

Publicado por: adminolinda, em: 29/06/11 às 10:58
Vista aérea das comunidades V8 e V9. Foto: Passarinho/Pref.Olinda

A Fundação AVSI, Secretaria das Cidades do Governo de Pernambuco e Prefeitura a Municipal de Olinda promovem nesta quarta-feira (29), a partir das 14h, o seminário “Uma Experiência de Desenvolvimento Urbano Integrado em Pernambuco – Projeto  Comunidade Viva”. O evento acontece no Cineteatro da Faculdade AESO – Barros Melo, na Av. Transamazônica, 405, Jardim Brasil I, Olinda, Pernambuco.

Com o objetivo de divulgar a experiência da ação do Projeto Comunidade Viva dentro das intervenções de urbanização do PAC e Prometrópole no município de Olinda, a iniciativa destaca a importância da integração de ações de desenvolvimento social às de urbanização. O evento mostrará a contribuição do Comunidade Viva na promoção de estratégias de trabalho para o fortalecimento da sociedade civil nas comunidades atendidas por programas de urbanização integrada.

Cerca de 150 pessoas devem participar do seminário, que contará com técnicos do Governo do Estado e de Olinda, além de autoridades dos municípios da Região Metropolitana do Recife (RMR). Representantes de universidades, conselhos da sociedade civil da RMR jovens e adultos atendidos pelo Projeto também marcarão presença no evento.

Comunidade Viva – O Projeto de Redução de Pobreza de Áreas Carentes Urbanas do Município de Olinda – Comunidade Viva tem o objetivo de promover a redução da pobreza urbana e da vulnerabilidade social dos moradores da cidade. A iniciativa integra ações de urbanização a ações de fortalecimento da sociedade civil organizada e melhoria dos indicadores de trabalho e renda.

O projeto atua nas comunidades de Passarinho, Caixa D’Água, Beberibe, Peixinhos, Azeitona e Varadouro, integrando as ações de urbanização de favelas do Programa Prometrópole e PAC e melhorando as condições de vida dos moradores das áreas.

Programação:

14h – Composição da Mesa
14h10 – Abertura e Boas-Vindas – Prefeito Municipal de Olinda, Renildo Calheiros
14h15 – A visão do Ministério das Cidades sobre intervenções de recuperação urbana em macroáreas – Inês Magalhães, Secretária Nacional de Habitação
14h35 – Programas de urbanização implementados em parceria com outras esferas de governo e sociedade civil – Danilo Cabral, Secretário das Cidades do Estado de Pernambuco
14h55 – O protagonismo municipal em programas de desenvolvimento urbano integrado – Hilda Gomes, Secretária de Obras do Município de Olinda
15h15 – Valorização do componente social em programas de desenvolvimento urbano integrado – A experiência do Banco Mundial – Marcos Thadeu Abicalil
15h35 – Intervalo
15h50 – Por que investir em fortalecimento de entidades e geração de trabalho e renda? A visão da União Européia – União Européia
16h10 – Apresentação do Projeto Comunidade Viva – Vídeo, AVSI
16h30 – Projeto Comunidade Viva – Principais Lições e Desafios – Comunidade, Gov. de PE, PMO e AVSI
17h – Debate