Seminário de Educação Física e Esporte Escolar em Olinda é um sucesso

O evento reuniu profissionais das redes municipal, estadual, particular e do ensino superior de Olinda e Recife

Publicado por: Secom, em: 01/09/15 às 18:02
O evento recebeu profissionais e estudantes de Educação Física de instituições públicas e particulares do município e de outros municípios. Foto: Luiz Fabiano/Pref.Olinda

O evento recebeu profissionais e estudantes de Educação Física de instituições públicas e particulares da cidade e de outros municípios. Foto: Luiz Fabiano/Pref.Olinda

Na tarde da última sexta-feira (28), a Prefeitura de Olinda, por intermédio da Secretaria de Educação, realizou o Seminário de Educação Física e Esporte Escolar, no auditório do Colégio São Bento, no bairro do Varadouro. O evento recebeu profissionais e estudantes de Educação Física de instituições públicas e particulares da cidade e de outros municípios.

Compuseram a mesa de abertura do evento o secretário de Educação Interino de Olinda, André Cândido, a presidente do Conselho Regional de Educação Física da 12ª Região Pernambuco – Alagoas, Nadja Regueira Harrop, o presidente da Câmara Municipal de Olinda, Marcelo Soares, a diretora de Ensino do município, Edileuza Gomes, o chefe da Divisão de Educação Esportiva, Ricardo Mendes, e a diretora de Programas e Políticas Educacionais, Josiane Sandes.

André Cândido destacou o processo de ampliação de formações na Rede Municipal de Ensino do município. “É um processo que faz parte do nosso calendário e, também, provoca uma reflexão sobre a importância e as intervenções da Educação Física na formação da sociedade”, explicou.

Marcelo Soares demonstrou alegria na realização do Seminário. “Não poderia deixar de trazer o abraço legislativo da Câmara, expressar nosso carinho e o nosso compromisso de não deixar de participar deste evento, parabenizando e torcendo para que todos tenham uma ótima tarde”, disse. Nadja Regueira Harrop agradeceu ao acolhimento da Prefeitura de Olinda dando destaque ao trabalho realizado em prol da sociedade. “O profissional de Educação Física vem reafirmando a sua importância na Educação Escolar. A Educação Física é muito importante na vida escolar da criança e merece ser executada por profissionais habilitados”.

Na ocasião, a presidente aproveitou para lançar um concurso de redação para os professores, fruto da parceria com a Prefeitura e com a Faculdade IBGM que premiará dos dois melhores artigos com duas bolsas integrais na pós-graduação em Educação Física Escolar do centro de ensino. O tema escolhido para a produção dos profissionais foi “A importância da Educação Física Escolar nos anos iniciais da Educação Básica”. O regulamento e todas as informações necessárias para a inscrição estarão disponíveis no site do Conselho Regional de Educação Física da 12ª Região Pernambuco – Alagoas.

Edileuza Gomes destacou a importância da parceria como uma oportunidade para os estudantes das universidades, ali, presentes. “Nosso objetivo é fazer com que os nossos estudantes tenham uma qualidade de vida cada vez maior. Tenho certeza de que os palestrantes irão contribuir”, diz ela. Josiane Sandes apontou o Seminário como um marco na relação público privado na área de esportes. “Ninguém produz nem cresce sozinho, é necessário integrar todos que fazem parte. O ato de educar é político e afetivo. Sediar um evento desses é uma felicidade ímpar”, disse.

A palestrante Elisabete Laurindo de Souza, catarinense conselheira do Conselho Federal de Educação Física (CONFEF), iniciou seu discurso falando da importância da Educação Física enquanto disciplina a ser ministrada por profissionais de Educação Física nas séries iniciais. “Essa disciplina tem o mesmo compromisso das outras. Antes de tudo, precisamos de profissionais encantados para ministrá-la. A atividade física contribui para o desenvolvimento cognitivo das crianças. Por isso, não podemos ser confundidos com um passatempo ou uma brincadeira. Os professores precisam assumir a defesa da Educação Física Escolar”, disse. O segundo palestrante, Claudio Augusto Boshi, também conselheiro da CONFEF, fez uma abordagem histórica e legislativa da profissão. “A terceira marca mais conhecida do mundo são os elos olímpicos. Isso mostra a importância do que estamos lidando”, afirmou.

O evento recebeu, ainda, a deputada federal Luciana Santos (PCdoB). “A Educação Física tem um valor que agrega, por isso sua importância torna a visão da educação de forma multilateral. Gostaria de parabenizar a iniciativa, momentos como esse valorizam o profissional. A prática do esporte transforma as pessoas, queremos ver isso nos nossos jovens”, disse.

Um momento de debate foi, ainda, aberto para o público esclarecer suas dúvidas.