Notícias

Seminário discute controle ao tabagismo

Encontro legitimou e fortaleceu a criação da Rede de Mulheres de Olinda para o Controle do Tabagismo

Publicado por: adminolinda, em: 02/06/10 às 13:41

Seminário reuniu gestores e representantes de entidades ligadas ao público feminino - Foto: Pedro Morais/Secretaria de Saúde de Olinda

Debate, música, apresentações culturais e a criação da Rede de Mulheres de Olinda para o Controle do Tabagismo. Esse foi o resultado do Seminário que marcou o Dia Mundial sem Fumar (31 de maio), promovido pela Coordenação de Controle ao Tabagismo da Secretaria de Saúde do município, representada por Maristela Menezes. Cerca de 600 mulheres participaram do encontro, que aconteceu das 9h às 12h30, no auditório da Academia Santa Gertrudes, Alto da Misericórdia.

Estiveram presentes no Seminário, a secretária de Saúde do município, Tereza Miranda; a secretária de Desenvolvimento Social, Ceça Costa; a coordenadora Nacional da Aliança para o Controle do Tabagismo no Brasil (ACTBr), Paula Johns; a representante da Coordenação Nacional de Controle ao Tabagismo do Instituto Nacional do Câncer (INCA), Érica Cavalcanti; o vereador Marcelo Santa Cruz; a representante da Rede das Mulheres de Terreiros de Olinda, Mãe Dora (Oxum Aladê); o secretário executivo de Orçamento Participativo, Roberval Veras; a coordenadora da Coordenadoria da Mulher, Donana; além das equipes das Mulheres da Paz.

O encontro, que abordou as estratégicas da indústria do fumo para as mulheres, contou com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Social, Cidadania e Direitos Humanos do município e teve parceria da Coordenação Saúde da Mulher, Saúde do Trabalhador e Saúde da População Negra de Olinda, representadas por Vera Ferreira, Inês Tenório, Aparecida Costa e Conceição Silva, respectivamente.

SEMINÁRIO

Durante o seminário, que também foi alusivo ao Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher (28 de maio), houve o lançamento de pesquisas nacionais sobre Tabagismo e Gênero, realizadas pela Rede Feminista de Saúde e Aliança para o Controle do Tabagismo no Brasil – ACTBr.

A abertura do evento foi marcada pela apresentação musical da cantora Patrícia Falcão. Em seguida houve uma mesa redonda presidida pela secretária de Saúde de Olinda, Tereza Miranda, que contou com a participação das coordenadoras da Saúde do Trabalhador, Saúde da Mulher e Controle do Tabagismo de Olinda. O debate abriu espaço para o grupo de teatro do Núcleo de Educação Popular em Saúde (NEPS), que apresentou “Cigarro?! To fora!”. Um dos pontos altos da programação foi a palestra proferida pela representante do Instituto Nacional de Câncer do Ministério da Saúde INCA/MS, Érica Cavalcanti. Ela abordou o tabagismo no Brasil e no mundo e políticas para seu controle.

%d blogueiros gostam disto: