Notícias

Seminário discute política de alimentação e nutrição escolar de Olinda

Alunos, pais e professores entram no processo de construção da política de alimentação escolar do município

Publicado por: Secom, em: 10/08/10 às 19:37

O evento vai do dia 11 até 13 de agosto. Foto: MarionIon

Discutir a política de alimentação e nutrição escolar em Olinda e proporcionar a participação da comunidade no processo de discussão são os principais objetivos do seminário “Realimentando a Política de Alimentação e Nutrição Escolar”, que acontece na cidade a partir da próxima quarta-feira (11). A abertura oficial está marcada para as 19h, no auditório Ribeira, Centro de Convenções de Pernambuco, com a presença do prefeito Renildo Calheiros e da secretária de Educação, Leocádia da Hora. O evento, promovido pela Secretaria de Educação do município, é aberto ao público e vai até a sexta-feira (13).

Entre os palestrantes do evento está a coordenadora Técnica em Educação Alimentar e Nutricional no Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Mariana Helcias Côrtes, a Professora da Universidade Federal de Pernambuco e Conselheira do CONSEA, Sonia Lucena, a Coordenadora de Comercialização da SAF/MDA, Ana Muller e o Chef de Cozinha César Santos. Os participantes do seminário poderão prestigiar também apresentações de experiências exitosas relacionadas ao tema, como das prefeituras de Apucarana/PR e Pesqueira/PE.

Na programação do seminário, o enfoque dos palestrantes será dado para que a Alimentação Escolar seja entendida como um programa voltado à atenção dos direitos da criança e do adolescente, que proporciona bem-estar físico durante o seu período diário de freqüência à escola, sem apelos assistencialistas. “A alimentação escolar apenas como proposta para suprir carências desconsidera aspectos fundamentais como: a cultura e os hábitos alimentares, o incentivo à produção agrícola comunitária e escolar, a interação da escola com a família e a comunidade, o papel pedagógico, a educação alimentar e nutricional”, explica a secretária de Educação de Olinda, Leocádia da Hora.

Ainda de acordo com Leocádia, a discussão da política de alimentação e nutrição escolar do município está fundamentada nas pesquisas de satisfação feitas com os alunos da rede municipal de ensino e nas disposições da lei 11.947/2009 que insere novos elementos como a temática de educação alimentar no currículo escolar e a obrigatoriedade de compra dos produtos da agricultura familiar.

Vale ressaltar, segundo Leocádia, que a rediscussão tem como vértice estreitar a relação com os alunos, professores e pais, para que participem do processo. “A intenção do Governo municipal é ajustar uma política de alimentação escolar, onde a merenda seja um elemento constitutivo do fazer pedagógico da escola, do desenvolvimento integral do aluno e contribua para uma vida saudável não só dos estudantes, mas também de seus familiares como coadjuvantes”, enfatiza.

O Seminário é voltado para técnicos e representantes do Governo Municipal, das Secretarias de Educação, Saúde, Desenvolvimento Social, Cidadania e Direitos Humanos; conselhos: de alimentação escolar, de segurança alimentar e nutricional; sindicatos municipais; gestores escolares, professores, merendeiras, corpo administrativo das unidades de ensino, alunos, pais e representantes da comunidade. Os interessados podem obter informações para inscrição pelo telefone 3242.3184 ou no Departamento de Planejamento e Alimentação Escolar, na Secretaria de Educação de Olinda, Rua 15 de Novembro, 184, Varadouro.

A Lei Nº 11.947/2009, de 16 de junho de 2009, é a Lei Federal que faz a revisão das diretrizes do Programa Nacional de Alimentação Escolar/MEC. Ela traz consigo diversos elementos inovadores, tanto do ponto de vista pedagógico, pois dispõe sobre a inserção da educação alimentar no currículo escolar, como oferece orientação acerca da participação no processo de fiscalização e proposição sobre a política municipal de alimentação escolar, bem como traz a novidade de inserção dos produtos da agricultura familiar na alimentação escolar (obriga que no mínimo 30% dos recursos repassados pelo governo federal sejam comprados de agricultores).

Programação do Seminário “Realimentando a Política de Alimentação e Nutrição Escolar” – lei nº: 11.947/2009

Quarta 11/08/2010

Local: Auditório Nelson Correia – Secretaria de Educação de Olinda-SEDO.

9h às 17h – Reunião do Comitê Pernambucano de Políticas Públicas Educacionais com membros da SECAD e PNAE sobre Alimentação Escolar no Programa Mais Educação.

Local: Auditório Ribeira

18h às 21h30 – Credenciamento dos Participantes

19h às 19h30 – Apresentação Cultural: Banda do CEMO

19h40 às 21h – Abertura Oficial

Renildo Calheiros – Prefeito de Olinda
Horácio Reis – Vice-Prefeito de Olinda
Leocádia da Hora – Secretária da Educação de Olinda
Rita Teles – Presidente do Conselho de Alimentação Escolar de Olinda

21h às 21h30 – Coquetel

Quinta 12/08/2010

Local: Auditório República

MANHÃ

08h30 às 10h20 – Palestra 1 – “Alimentação , Aprendizagem e Desenvolvimento Integral do Aluno”

Coordenador da Mesa: Horácio Reis – Vice-Prefeito de Olinda. Graduado em Matemática UFPE, Especialização em Matemática UFPE.
Palestrante: Leocádia da Hora – Secretária da Educação de Olinda e Conselheira da UNDIME. Graduada em Letras UNICAP.
Palestrante: Sonia Lucena – Professora da UFPE, Representante do CONSEA Nacional.

10h40 às 12h30 – Palestra 2 – “Aquisição de Insumos da Agricultura Familiar”

Coordenador da Mesa: Irageu Ferreira Fonseca – Chefe do Gabinete do Vice-Prefeito de Olinda. Graduado em Matemática FUNESO/PE e Sociologia FAFIRE/PE, Especialização em Marketing UFRPE/PE.
Palestrante: Ana Luiza Muller – Coordenadora de Comercialização da Secretaria de Agricultura Familiar-SAF/MDA. Graduada em Sociologia, Mestre em Desenvolvimento Rural.
Palestrante: Tatiana Ribeiro – Assessora de Comercialização da FETAPE. Economista, Especialista em Associativismo.

TARDE

14h às 15h50 – Palestra 3 – “Alimentação Etnia, Sabor, Cultura e Identidade”

Coordenadora da Mesa e Palestrante: Irineide Carvalho – Professora da UFRPE. Mestra e Doutora em Ciência dos Alimentos.
Palestrante: César Santos – Gastrônomo, Restaurante Oficina do Sabor.

16h10 às 18h – Palestra 4 – “Educação Alimentar – Afirmação da Cidadania”

Coordenador da Mesa: Denise Motta – Gerente do Departamento de Planejamento e Alimentação Escolar de Olinda. Técnica em Nutrição.
Palestrante: Mariana Helcias Côrtes – Coordenadora Técnica em Educação Alimentar e Nutricional no Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Graduada em Nutrição UnB, Especialização em Gestão de Políticas de Alimentação e Nutrição Fiocruz/DF, Mestre em Nutrição Humana UnB.
Palestrante: Raquel Patriota – Nutricionista do NASF/ Secretaria de Saúde de Olinda. Graduada em Educação Física pela UFPE; especialista em Ciências do Esporte pela UPE; graduada em Nutrição pela UFAL.

Sexta 13/08/2010

MANHÃ

08h30 às 10h20 – Painel 1 – “Financiamento Público”

Expositor: Horácio Reis – Vice-Prefeito de Olinda. Graduado em Matemática UFPE, Especialização em Matemática UFPE.

Câmaras Técnicas

10h40 às 12h – Painel 2 Sobre “Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar”

Apresentação de Experiência Exitosa (40’): Prefeitura Municipal de Apucarana/PR

TARDE

14h às 15h20 – Painel 3 Sobre “Projeto Nutre”

Apresentação de Experiência: Projeto Nutre/AGENDHA

15h40 às 17h – Painel 4 Sobre “Experiência em Alimentação Escolar”

Apresentação de Experiência Exitosa: Prefeitura Municipal de Pesqueira/PE

17h às 17h30 – Mesa de Encerramento do Seminário
Leocádia da Hora – Secretária da Educação de Olinda

17h30 – Coquetel de Confraternização

%d blogueiros gostam disto: