Seminário em Olinda debateu a violência no trânsito

O II Seminário sobre Trânsito em Olinda discutiu o eixo do plano nacional de combate à violência no trânsito

Publicado por: Secom, em: 23/11/11 às 10:54
Prefeito Renildo Calheiros durante o II Seminário sobre Trânsito em Olinda - Foto: Secretaria de Saúde de Olinda

Com o tema Todos somos Responsáveis, a Secretaria de Saúde de Olinda através do Núcleo de Prevenção a Acidentes e Violência (NUPAV), realizou segunda-feira (21), das 8h às 12h, no Auditório da Academia Santa Gertrudes, Cidade Alta, o II Seminário sobre Trânsito em Olinda, com o objetivo de discutir o eixo do plano nacional de combate a violência no trânsito.

Olinda registrou nos primeiros seis meses deste ano, mais de 800 acidentes de trânsito, em 25% dos casos houve pessoas feridas. Em média, uma por dia. Em acidentes envolvendo motociclistas, esse está em primeiro lugar com 66% dos acidentados.

Para a secretária de Saúde de Olinda, Tereza Miranda, a saída para a diminuição dos acidentes de trânsito está na educação e no eixo de segurança. “Estamos aqui para propor idéias para melhorar a saúde da população”, disse.

Para o coordenador executivo do Comitê de Prevenção aos Acidentes de Moto do Estado de Pernambuco, João Veiga, o município possui o serviço de georeferenciamento, que permite o registro imediato, via GPS, do local onde ocorreu o acidente. “Assim, podemos mapear as áreas que merecem mais atenção”, afirmou, destacando ainda que Olinda é a única cidade do Estado que mantém este serviço.

O evento contou com a presença do prefeito de Olinda, Renildo Calheiros; do secretário executivo de Transporte, Adriano Max; do secretário de Educação, Paulo Valença, e do secretário de Serviços Públicos, Oswaldo Lima Neto.

Também marcaram presença a presidente do Conselho Estadual de Trânsito, Simiramis Queiroz, o superintendente da 11ª Superintendência da Polícia Rodoviária Federal, Eder Rommel, e a agente de trânsito, Flávia Leão, que ministraram palestra sobre o assunto em pauta.