Seminário em Olinda marca Dia Mundial Sem Fumar

Evento, que também é alusivo ao Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher, vai focar estratégicas da indústria do fumo para as mulheres

Publicado por: Secom, em: 29/05/10 às 8:26

O Dia Mundial Sem Fumar será registrado nesta segunda-feira (31) em Olinda, com a realização de um seminário promovido pela Coordenação de Controle ao Tabagismo da Secretaria de Saúde do município, representada por Maristela Menezes, que abordará as estratégicas da indústria do fumo para as mulheres. O evento será realizado das 9h às 12h30 no auditório da Academia Santa Gertrudes, Alto da Misericórdia.

O Seminário, que conta com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Social, Cidadania e Direitos Humanos do município,  Coordenaçaõ Saúde da Mulher e Saúde do trabalhador de Olinda, terá a presença do prefeito de Olinda, Renildo Calheiros; da secretária de Saúde do município, Tereza Miranda; da coordenadora Nacional da Aliança para o Controle do Tabagismo no Brasil (ACTBr), Paula Johns; e da representante da Coordenação Nacional de Controle ao Tabagismo do Instituto Nacional do Câncer (INCA), Érica Cavalcanti; além de Mulheres da Paz.

Durante o seminário, que também é alusivo ao Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher (28 de maio), haverá o lançamento de pesquisas nacionais sobre Tabagismo e Gênero, realizadas pela Rede Feminista de Saúde e Aliança para o Controle do Tabagismo no Brasil – ACTBr, bem como a criação da Rede de Mulheres de Olinda para o Controle do Tabagismo.

Uma apresentação do grupo musical Flor de Muçambê, formado apenas mulheres, abre a programação; em seguida, o prefeito de Olinda, Renildo Calheiros, faz suas considerações relevantes ao encontro. A programação continua com a fala da coordenadora de Saúde do Trabalhador do município, Aparecida Costa.

O grupo do Núcleo de Educação Popular em Saúde (NEPS) também marcará presença com apresentação cultural com o tema “Cigarro?! To fora!”. Em seguida, os presentes participam de uma mesa redonda sobre o tema “Controle do Tabagismo – uma urgência global”.

Já a representante da coordenação Nacional de Controle do Tabagismo do Instituto Nacional de Câncer – INCA/MS, Érica Cavalcanti, falará sobre a questão do tabagismo no Brasil e no mundo e políticas para seu controle. Depois será a vez de proferirem palestras, a coordenadora da política de Controle do Tabagismo de Olinda, Maristela Menezes; a ex-coordenadora de Controle do Tabagismo de Olinda, Elizabeth Benning.