Seminário relata avanços e perspectivas na Saúde de Olinda

Na ocasião, serão debatidas as ações da Secretaria de Saúde visando a melhoria no atendimento e qualidade de vida da população olindense

Publicado por: Secom, em: 10/02/10 às 11:06
9º Conferência Municipal de Saúde em Olinda

9º Conferência Municipal de Saúde em Olinda - Foto: Passarinho/Pref.Olinda

Na próxima quinta-feira (11) a Secretaria de Saúde de Olinda irá realizar o I Seminário sobre “A Situação de Saúde de Olinda: Avanços e Perspectivas”. O evento acontece no Teatro da Ribeira, das 13h30min às 18h, no Centro de Convenções de Pernambuco.

As palestras e conferências serão ministradas por autoridades de grande importância para o estado. O prefeito Renildo Calheiros, a Secretária de Saúde Dra Teresa Miranda e a Promotora de Justiça do Ministério Público, Helena Capela irão elencar a solenidade de abertura, seguidos pela conferência da Secretaria de Planejamento e Gestão Estratégica de Olinda. A Situação de Saúde da cidade será a próxima apresentação que será relatada pela Dra. Teresa Miranda.

Dando continuidade ao evento, serão feitas apresentações dos parceiros institucionais que contribuem para a gestão do sistema único de saúde (SUS) em Olinda. Estarão presentes os Representante da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) no Brasil, Dr. Diego Victorio, do Ministério da Saúde Dra Sheila Lima, o Secretário Estadual de Saúde Dr. João Lyra Neto, o Coronel José Lopes, Comandante da Polícia Militar (Projeto Polícia Amiga), o Diretor do Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães (CPqAM)/FIOCRUZ), a pesquisadora do Laboratório de Imunopatologia Keiso Asami (LIKA), Dra. Danyelle Bruneska e a Coordenadora da Rede Nutes Dra. Geane Couto.

Boletim Epidemiológico – Não é de hoje que as políticas da Secretaria de Saúde de Olinda vem se destacando. Os dados divulgados pelo Departamento Epidemiológico do município, em seu boletim, são prova disto. Nele podem ser vistos, além de informações de natalidade e morbidade, dados sobre mortalidade que mostram uma crescente diminuição ano a ano. Mas não é só isso! Podem ser notados também um decréscimo nos números de mães adolescentes menores de 19 anos e o de mortalidade infantil. Graças ao trabalho integrado desenvolvido por diversos Departamentos e Coordenações, dentre eles o Departamento de Vigilância Epidemiológica e a Coordenação do Ciclos da Vida do município de Olinda.

Para prevenir casos de gravidez na adolescência o Ciclos da Vida, através do Programa Saúde nas Escolas (PSE) promove oficinas em instituições de ensino do município para conscientizar os alunos da faixa etária em questão, para educação sexual saudável e segura. Palestras e distribuição de preservativos fazem parte do trabalho de prevenção. Já para minimizar o quantitativo de mortalidade infantil, a integração de vários segmentos da Vigilância Epidemiológica foi de suma importância. Agentes Comunitários de Saúde (ACS´s) e equipes do Programa de Saúde da Família (PSF´s) ajudam a diminuir riscos de crianças que vivem em condições sociais e físicas desfavorecidas.

Crianças prematuras e de baixo peso (menor de 2,5 quilos) são visitadas semanalmente pelos ACS´s. Os filhos de mães consideradas em grupo de risco (fumantes, adolescentes e outros) são monitorados mais de perto, desde a gestação, pelas equipes das Unidades de Saúde da Família (USF´s). Caso uma dessas mães, ou o responsável pela criança faltem às consultas regulares, os Agentes vão à casa do paciente saber o motivo pelo qual puderam ir. Se o motivo for a impossibilidade de locomoção, um médico da Unidade de Saúde vai até a casa do usuário para realizar a consulta.

Muitas ações existem para que a gestante seja acompanhada e monitorada mais de perto, dentre eles o Programa Mãe Olinda que além de incentivar a parturiente a realizar consultas periódicas de Pré Natal, ameniza a ansiedade e ajuda a tranqüilizar as gestantes quando chegar a hora de ter o seu bebê, pois possibilita a visita de todos os ambientes da maternidade (da sala de parto as enfermarias).

Toda essa mudança na Saúde foi feita com muito trabalho duro e mais ainda vai ser feito. O ano de 2010 está apenas começando e muitas metas já foram traçadas para a melhoria no atendimento e qualidade de vida dos usuários e da população olindense.