Notícias

Seminário Telepresencial em Memória às Vítimas de Acidentes de Trabalho teve participação pioneira de Olinda

O vice-prefeito da cidade, Márcio Botelho, representou o município no encontro internacional

Publicado por: Alice Mafra, em: 29/04/21 às 17:56

O vice-prefeito de Olinda, Márcio Botelho, participou de um encontro internacional. O evento teve como pauta “Política Pública de vacinação e meios de diminuição dos riscos de contágio da Covid-19, no ambiente de trabalho”. O seminário que visou marcar o Abril Verde: uma iniciativa que tem como intuito trazer à sociedade a questão da segurança e saúde do trabalhador brasileiro aconteceu na tarde dessa quarta-feira (28.4).

A Marím dos Caetés foi o único município do Brasil a participar do evento, por conta do prefeito da cidade, Professor Lupércio, estabelecer uma cooperação técnica com o Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região.
O vice-prefeito Marcio Botelho enfatizou a importância do município participar do evento. “Para nós da gestão é motivo de orgulho em participar desse evento, sobretudo pela nossa cooperação técnica estabelecida com o Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região. Nesse 28 de abril é preciso relembrar os mortos e lutar pela vida”, pontuou Botelho destacando que a gestão vem trabalhando para valorizar o controle social e o fortalecimento do SUS. Na ocasião, ele aproveitou para fazer o lançamento da Política Municipal de Atenção à Saúde do Trabalhador e Trabalhadora de Olinda.

Além de Márcio, Olinda esteve representada pelo diretor da Vigilância em Saúde, Gildázio José dos Santos Moura, que ministrou palestra sobre as ações da Secretaria de Saúde no enfrentamento da pandemia.

O encontro foi uma promoção do Grupo Interinstitucional de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Getrin6), em parceria com a Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da Sexta Região (TRT6), que desenvolve em Pernambuco ações do Programa Trabalho Seguro – iniciativa do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT).
Na mesa de abertura do evento houve a participação da coordenadora nacional do Trabalho Seguro, a ministra Adelaide Arantes; do gestor do programa Trabalho Seguro, o desembargador Fábio Farias; da presidente do TRT6, a desembargadora Maria Clara Saboya; do vice-diretor da Escola Judiciária/TRT6, desembargador Eduardo Pugliesi, além da juíza gestora regional do programa Trabalho Seguro, Ana Freitas.

De caráter internacional, o evento contou com palestrantes como o vice-diretor da Organização Panamericana de Saúde (OPAS), Jarbas Barbosa; o diretor executivo do Laboratório de Inovação e Tecnologia em Saúde, Ricardo Medeiros Valentim; a pesquisadora do Núcleo de Pesquisa Inovação Terapêutica, Michelly Cristiny Pereira, além da participação especial dos cantores Edinho Queiroz e Geraldo Maia.

O GETRIN6 é composto por várias instituições que se reúnem mensalmente com a participação da referência técnica em saúde do trabalhador de Olinda, representada por Admilson Machado Ramos, onde discutem assuntos pertinentes às doenças e os acidentes de trabalho. O Grupo de Trabalho é composto pelo Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região, Ministério Público do Trabalho, Superintendência Regional do Trabalho e Emprego, Advocacia-Geral da União e Instituto Nacional de Seguro Social (INSS). Também fazem parte do grupo, a Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho, Associação dos Engenheiros de Segurança do Trabalho do Estado de Pernambuco, Fiocruz, Prefeitura Municipal de Olinda, Caixa de Assistência dos Advogados de Pernambuco, e Instituto Nacional de Educação, Meio Ambiente, Saúde, Trabalho e Tecnologia.

%d blogueiros gostam disto: