Notícias

Sepacturde faz balanço do ano

Secretaria de Patrimônio, Cultura, Turismo, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico relembrou as ações realizadas em 2019

Publicado por: Secom, em: 11/12/19 às 17:55

A sétima pasta a apresentar seu balanço foi a Secretaria de Patrimônio, Cultura, Turismo, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico de Olinda. Nesta quarta-feira (11), no Palácio dos Governadores, sede da Prefeitura, o secretário João Luiz mostrou todas as ações realizadas no ano.

O encontro teve abertura do prefeito Professor Lupércio. “É importante você saber o que está acontecendo, pois qualquer um da Prefeitura pode ser indagado nas ruas, na imprensa, sobre ações de outra secretaria. Então é boa essa troca para que todos da casa estejam familiarizados”, destacou o gestor municipal.

Já o secretário João Luiz mostrou números que comprovam que sua secretaria traz muitos benefícios para a cidade. “Nosso Carnaval teve 90% de aprovação. Foi um ano de muitas conquistas e muito aprendizado. O saldo é positivo. Costumo dizer que todo dinheiro da secretaria não é gasto, é investido, pois ele volta. O Pinte seu Patrimônio estimula o pagamento do IPTU, por exemplo. O Festival da Cerveja Artesanal movimentou 2 milhões de reais, o Festival da Tapioca mais um milhão em tapiocas vendidas. Sem contar os movimentos nos hotéis, bares, impostos, etc”, ressaltou João.

O secretário destacou o calendário fixo que Olinda tem desde o início da gestão: Carnaval, Paixão de Cristo, São João, Festival da Cerveja Artesanal, Olinda Moto Fest, Festival da Tapioca, Natal e Réveillon. Confira abaixo outros tópicos abordados na apresentação.

Patrimônio: restauração da Igreja de São Pedro; convênio Assistência Técnica de Habilitação de Interesse Social: atuação Barreira do Rosário; Pinte seu Patrimônio; Zeladoria; restauração do Balcão Mourisco da Casa 28; restauração do imóvel 141, Rua de São Bento; finalização do projeto de restauração do Palácio dos Governadores; consolidação das ruínas do Senado.

Cultura: seminário internacional de educação em Africanidade e Afro descendência; Feira UMBA de pretos negócios; louvação a Iemanjá Xambás das Yabás; show do grupo afro Lamento Negro; escutas do Carnaval; aniversário da Cia Brasil por dança; Calunguinha do Homem da Meia-Noite; inauguração da sede do Alafin; apresentação de teatro de rua Cia São Jorge; Robotic Weekend; encontro de fotografia; sonoras 2019; Festival da Criança; procissões do ciclo da quaresma; samba no Mercado da Ribeira; projeto de Teatro Pajeú das Flores; Noite de Coco da Praia; Sarau na Academia Santa Gertrudes; Dia Estadual do Maracatu; Dia do Frevo; Acorda Povo Amparo; Cine Comunidade; São João da Rua da Palha; Noite dos Tambores Silenciosos; Operação Sítio Seguro; Ciranda ao Por do Sol.

Turismo: participação na Abav; participação do projeto Investe Turismo; captação de recursos para criação e produção de material gráfico; celebração de intenções com Recife e Itamaracá; encontro de governanças do projeto Investe Turismo; manutenção do atendimento turístico; apoio para a etapa do Campeonato Pernambucano de Surf – Zé Pequeno; apoio ao Projeto Creators PE; ciclo de capacitações do Sebrae para empreendedores locais (marketing digital, inovação no turismo, inovação das empresas e destinos, mentoria individual).

Tecnologia: diáspora black; articulação para chegada da Vivo em Olinda; Lei da Inovação Municipal; projeto de lei da Inovação Municipal; projeto de lei Polo Gastronômico; projeto de lei Micro Cervejarias; projeto de lei Olinda Digital, captação softex; projeto Rota Tic; projeto Cabo Submarino.

Sala do Empreendedor: primeiro lugar entre as salas de todo estado (número de atendimentos); realização da Semana Nacional do MEI; realização da Semana Nacional do Crédito; realização do Inova Indústria; em 2019, 3153 empresários formalizados (em dois anos, atingiu a marca de 18223 MEI’s); redução de 10% da inadimplência; ampliação do rol de treinamentos e palestras.

Feiras e Mercados: administradores em todos os equipamentos; recadastramento dos feirantes; padronização das estruturas; Feira de Peixinhos: substituição de todas as barracas, construção de dois novos banheiros, fechamento do pátio do Areial com gradil.

Pular para o conteúdo