Servidoras de Olinda terão programação dedicada à saúde feminina

Mulheres das diversas secretarias da Prefeitura de Olinda contarão com equipes de saúde que visitarão os locais de trabalho para realizar exames e promover palestras

Publicado por: Secom, em: 19/05/10 às 11:58

Durante a campanha equipes de saúde realizarão palestras educativas, teste rápido de HIV e Sífilis - Arte: Secretaria de Saúde de Olinda

No próximo dia 28 será comemorado o Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher e para que esta data não seja esquecida, a Secretaria de Saúde de Olinda, através de diversas coordenações, está programando seis dias de atividades lúdicas, educativas, ofertas de serviços de prevenção e controle de doenças às servidoras da Prefeitura de Olinda, em seus locais de trabalho.

Anualmente são realizadas ações políticas que promovem a ampliação da garantia de cidadania e saúde para as mulheres. Na Campanha deste ano, serão discutidos os efeitos nocivos do tabaco e do fumo, tendo em vista os efeitos colaterais que o consumo provoca, especialmente para o sexo feminino. Para isso, o evento contará com a parceria da Aliança para o Controle do Tabagismo no Brasil (ACTbr). O Hospital das Clínicas, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), e o Instituto Nacional do Câncer (INCA/MS) também são parceiros.

A programação será iniciada a partir da próxima quarta (19) no auditório da Secretaria de Educação de Olinda localizada na Rua 15 de novembro, 184 – Varadouro e contará com a participação do Núcleo de Educação Popular em Saúde (NEPS), se estendo até a terça da semana seguinte (26), quando as ações encerram na Secretaria de Desenvolvimento Social, Cidadania e Direitos Humanos.

O mutirão de saúde será levado a diversas secretarias da Prefeitura de Olinda, dentre elas Fazenda e Administração, Assuntos Jurídicos, Patrimônio e Cultura e Comunicação no qual equipes de saúde realizarão palestras educativas, teste rápido de HIV e Sífilis, exames preventivos e aferição de pressão arterial, aplicação de vacina antitetânica e ações de promoção à saúde bucal.