Notícias

Sexta-feira tem caminhada contra o abuso sexual de crianças e adolescentes em Olinda

A caminhada que ocorre na sexta-feira (16), faz referência ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, que será celebrado dia 18 de maio

Publicado por: Secom, em: 14/05/14 às 18:02

Proteja Brasil - Crianças e Adolescentes livres da violência - Disque 100 e denuncie

ATUALIZAÇÃO – Com o fim da paralisação da Polícia Militar, a caminhada acontecerá na próxima terça-feira (20), das 8h30 às 11h30. Sai da Praça do Carmo e termina no Largo do Varadouro.

O projeto Sexualidade na Infância e na Adolescência, desenvolvido pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos de Olinda, com foco em crianças e adolescentes de 6 a 13 anos, será finalizado no próximo dia 16, com uma caminhada em referência ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, que é celebrado todo dia 18 de maio.

Serão mobilizadas cerca de 400 pessoas, entre as quais as crianças e adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, para a caminhada que partirá da Praça do Carmo, às 8h30, e se dirigirá ao Largo do Varadouro.

O Projeto Sexualidade na Infância e na Adolescência, teve o seu início no dia 7 de abril e conta com a parceria do Serviço de DST/AIDS da Secretaria de Saúde de Olinda, do Coletivo Mulher Vida, do Centro de Referência Especializada de Assistência Social e do Serviço Olinda Alerta.

Já o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos é executado pela Diretoria da Proteção Social Básica da Secretaria Executiva da Proteção Social da Secretaria de Desenvolvimento Social, Cidadania e Direitos Humanos.

Leandro Tavares, coordenador do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo, ressalta a importância da ação. “É importante dizer que o serviço em tela é executado por 10 ONGs, conveniadas com a Prefeitura de Olinda, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, Cidadania e Direitos Humanos, e que a capacidade de atendimento do serviço é de 860 crianças e adolescentes entre 6 a 13 anos. A importância desta ação consiste em mobilizar e sensibilizar a sociedade com relação à violência sexual – abuso e exploração – sofrida por crianças e adolescentes”, disse.

Um dos focos está na Copa do Mundo, que será realizada no mês de junho no Brasil, e tem Recife como uma das Cidades-Sede, o que trará um grande fluxo de turistas ao Estado. “Cabe dizer que a caminhada também tem como foco na Copa do Mundo, visto que receberemos muitos turistas de vários países. Durante todo o período citado, as crianças e adolescentes pesquisaram, debateram e participaram de oficinas em algumas escolas do município sobre gravidez na adolescência e DST/AIDS, entre outras, com a finalidade também de produzir material com relação à temática, mas, sobretudo, de alertá-las e sensibilizá-las. A Prefeitura vem executando o plano municipal de enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes”, informou Leandro Tavares.

Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes O dia 18 de Maio, foi o dia escolhido para lembrar a sociedade brasileira que é preciso combater ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. A escolha da data se deu em memória à Araceli Cabrera Sanches, uma menina de 8 anos, sequestrada no dia 18 de maio de 1973. Ela foi drogada, agredida fisicamente, violentada sexualmente e morta, e graças ao silêncio da sociedade e da família, essa história terminou como mais um caso de impunidade.

A lei nº 9.970, de 17 de maio de 2000, institui o dia 18 de maio, como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Art. 1º – É instituído o dia 18 de maio como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Veja mais

%d blogueiros gostam disto: