SUS é tema da 9ª Conferência Municipal de Saúde

Fórum debate sobre a política de saúde do município de Olinda

Publicado por: Secretaria de Comunicação de Olinda, em: 02/10/09 às 11:05
Programa de Saúde da Família

Atendimento especial oferecido pelo Programa de Saúde da Família (PSF) à comunidade de Jardim Brasil. Foto: Passarinho/Pref.Olinda

Com o tema “O controle social em defesa do SUS: Patrimônio da Humanidade” acontece amanhã (03) e domingo (04), no Teatro Beberibe, no Centro de Convenções, a 9ª Conferência Municipal de Saúde. O fórum máximo de deliberação sobre a política de saúde do município de Olinda reflete a preocupação do controle social e da gestão da saúde frente à política de saúde do município e os novos desafios na defesa e consolidação do Sistema Único de Saúde.

Durante a conferência serão realizadas mesas de debates que discutirão temas como Controle Social e Gestão do Trabalho em Saúde, que servirão como base para orientar as discussões nos trabalhos de grupo. Serão estruturados cinco grupos de trabalho que discutirão as propostas em três eixos: Organização da Atenção à Saúde; Vigilância à Saúde e Gestão do Sistema Municipal de Saúde. Os grupos terão como documento base das discussões o Plano Municipal de Saúde proposto para os anos de 2010 a 2013.

O Plano Municipal de Saúde 2010-2013 de Olinda, proposto na conferência tem como principais eixos a ampliação do acesso; a qualificação do atendimento; a gestão democrática; a incorporação tecnológica e a responsabilidade sanitária. Isso representa um grande desafio para um município com necessidades de saúde inesgotáveis e recursos de financiamento limitados, o que reforça a importância da mobilização social para viabilizar os avanços esperados.

O evento, que acontece das 8h às 18h nos dois dias, conta com a presença do prefeito de Olinda, Renildo Calheiros, da secretária de saúde do município, Tereza Miranda, da secretária de Ciência e Tecnologia de Pernambuco e ex-prefeita de Olinda, Luciana Santos, além de membros do Conselho Municipal de Saúde e da população em geral.