Notícias

Teste do olhinho é a mais nova arma do Hospital Tricentenário contra doenças oculares

O exame é realizado em recém-nascidos e serve para detectar alterações como glaucoma, catarata, tumores e infecções

Publicado por: Secom, em: 17/08/10 às 11:19
Bebê - Foto: http://www.flickr.com/photos/44444/

Foto: http://www.flickr.com/photos/44444/

Olinda agora conta com um poderoso aliado quando o assunto é saúde infantil. O Hospital do Tricentenário, localizado na Rua Farias Neves Sobrinho, bairro do Carmo, começou a realizar o teste do olhinho, um importante exame que pode detectar e prevenir diversas doenças oculares em recém-nascidos.

Por ser rápido, o exame não traz nenhum desconforto à criança, e possibilita um diagnóstico quase que instantâneo, pois é realizado logo após o nascimento do bebê, ainda na sala de parto. Caso ele seja levado para o ambulatório de egresso, o exame poderá ser realizado em até sete dias.

Segundo Gil Brasileiro, diretor do Tricentenário, desde a implantação do teste na maternidade do hospital, cerca de 100 crianças já foram examinadas, e em apenas um caso foi diagnosticado alteração ocular, o que prova a eficiência desse exame na luta contra doenças como a catarata, retinopatia prematura, glaucoma, infecções, tumores, e até mesmo a cegueira.

O teste do olhinho é feito através do oftalmoscópio, de onde uma luz é emitida para observar o reflexo que vem das pupilas. O feixe de luz passa pelo cristalino do olho, chegando até a retina e refletindo de volta à pupila. Após chegar à retina, o reflexo apresenta, normalmente, tons de vermelho, laranja e amarelo, indicando que as principais estruturas internas do olho estão transparentes, ou seja, normais. Se for detectado algum problema, o reflexo apresentará uma qualidade ruim, em tom branco, indicando que há algo errado.

Os pacientes que ainda não fizeram o teste ou não nasceram no Hospital do Tricentenário, poderão realizá-lo no ambulatório do Hospital das Clínicas de Pernambuco, localizado na Rua Prof. Moraes Rego, na Cidade Universitária.

%d blogueiros gostam disto: