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Trânsito da Nova Orla será reordenado no dia 4 de julho

Entre as mudanças está a implantação de mão única em toda extensão da Av. Ministro Marcos Freire, no sentido Rio Doce, além do fim dos bloqueios

Publicado por: Secretaria de Comunicação, em: 30/06/15 às 15:12
Um monitoramento intenso está sendo realizado para garantir o sentido único. Foto: Diego Galba/Pref.Olinda

Um monitoramento intenso está sendo realizado para garantir o sentido único. Foto: Diego Galba/Pref.Olinda

Com o novo asfalto na orla do bairro de Rio Doce e a urbanização da beira-mar de Olinda, o tráfego local será reordenado de acordo com um plano de circulação elaborado pela Secretaria de Transporte e Trânsito da cidade, a partir do dia 4 de julho. Entre as mudanças está a implantação de mão única em toda extensão da Av. Ministro Marcos Freire, no sentido Bairro Novo – Rio Doce. Além disso, serão retirados os bloqueios nas interseções da Av. Ministro Marcos Freire com as ruas Tertuliano Feitosa e Manoel dos Santos Moreira.

As transversais à orla também passarão a funcionar com mão única, exceto a Rua Fernando César de Andrade, em Casa Caiada, onde a mão dupla foi mantida. Funcionando em mão única, as ruas transversais oferecem melhores condições para estacionamento. Segundo a diretora de Mobilidade de Olinda, Karla Leite, o novo plano de circulação dá condições à orla de se manter como um espaço democrático de lazer à população. “O projeto de urbanização da orla buscou garantir um espaço público de lazer para as pessoas, e o plano de circulação foi elaborado para assegurar isso”, completou.

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Tanto a sinalização horizontal (pintura das travessias em nível; pintura das setas de sentido; pintura das vagas de estacionamento; pintura das faixas de divisão de fluxo e implantação dos segregadores da ciclovia) quanto a sinalização vertical (placas de regulamentação, de advertência e indicativas de orientação de destino) estão em fase de conclusão. Também está sendo finalizada a sinalização semafórica, colocada nas interseções das transversais com as Avenidas Getúlio Vargas, José Augusto Moreira e Carlos de Lima Cavalcanti, para garantir os retornos. Além disso, foram instaladas duas lombadas eletrônicas na Av. Ministro Marcos Freire para ajudar na fiscalização da velocidade no local, em Bairro Novo e Casa Caiada.

Campanha educativa – para orientar motoristas e pedestres sobre a nova circulação, uma campanha educativa está sendo executada. Faixas serão colocadas e panfletos estão sendo distribuídos aos moradores e condutores. Toda área da orla será objeto de uma intensificação da fiscalização de trânsito, visando a implantação do novo plano de circulação. “Um monitoramento intenso está sendo realizado para garantir o sentido único, inclusive com agentes impedindo a entrada de motoristas que vêm do Janga, na orla”, informou o secretário de Transportes e Trânsito de Olinda, Oswaldo Lima Neto.

“Por ser um local residencial, onde as pessoas não estavam acostumadas com o trânsito intenso, já que em Casa Caiada o tráfego era segregado e em Rio Doce sequer existia a urbanização da via, as medidas implementadas têm por objetivo garantir a segurança da população”, completou o secretário.

Projeto Orla – a obra de urbanização da orla abrange Bairro Novo, Casa Caiada e Rio Doce, onde foram implementadas várias melhorias. Entre elas a contenção do avanço do mar, implantação e requalificação da ciclovia, readequação da via e dos estacionamentos com travessia de pedestre, redutores de velocidade e sinalização viária; recuperação e implantação de mobiliário urbano, de equipamentos de esporte e lazer e de passeios, pista de Cooper, iluminação e banheiros.

O trecho de Rio Doce, que possui 2,5 km, teve toda sua extensão urbanizada. 12 ruas transversais do bairro ganharam calçamento. A via também ganhou pavimentação, iluminação, bancos, ciclovia e pista de Cooper.

Mudanças no trânsito da Orla

  • Implantação de mão única em toda extensão da Av. Ministro Marcos Freire;
  • Retirada de bloqueios nas interseções da Av. Ministro Marcos Freire com as ruas Tertuliano Feitosa e Manoel dos Santos Moreira;
  • Implantação de mão única nas transversais à orla, exceto a Rua Fernando César de Andrade, em Casa Caiada, onde a mão dupla foi mantida;
  • 02 lombadas eletrônicas (Bairro Novo e Casa Caiada);
  • Sinalização horizontal, vertical e semafórica.

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