Trio Universos mostra sua Música Eletrocústica

Publicado por: Secom, em: 01/11/11 às 17:24
Trio Universos se apresenta em Olinda. Foto: Divulgação

O Trio Universos, formado em São Paulo por Daniel Murray (violão), Giuliana Audra (flauta) e Sergio Kafejian (violão e computador),  propõe uma música de câmara que envolve improvisação e recursos digitais, utilizados ao vivo. Realiza apresentações dentro de uma vertente que poderia ser chamada de ‘improvisação livre’, corrente que se caracteriza pela criação de obras momentâneas, sem nenhum aspecto previsto anteriormente e apenas uma estética criada a partir do diálogo dos músicos no momento da performance.

Os moradores de Olinda terão a oportunidade de conferir tal proposta quando o trio se apresentar em Olinda, no dia 11 de novembro, na Igreja de São Pedro. O evento está marcado para às 19h30 e é aberto ao público. O evento tem o apoio da Prefeitura de Olinda. Os músicos se utilizam também da captura e transformação dos sons em tempo real, através do computador, quarto elemento dessa música de  câmara. Outro fator importante é a difusão desses sons em caixas distribuídas ao redor do publico. Neste ambiente cada músico é agente transformador e transformado, tendo seus sons automaticamente gravados, processados e difundidos no ambiente do concerto. Com isso, o processo de interação entre as diversas camadas sonoras é sempre realimentado, em contínua de transformação.

Em 2009, o Trio Universos realizou sua primeira turnê, patrocinada pelo PROAC (Programa de Ação Cultural), realizando concertos de música eletroacústica em diversas cidades do interior paulista. No ano seguinte integrou o elenco da Bimesp (Bienal de Música Eletroacústica de São Paulo), interpretando compositores brasileiros como Arthur Kampela, Flô Menezes e Silvio Ferraz, entremeados por improvisações livres.

Os integrantes do Trio Universos possuem atividades distintas, mas unem-se no propósito de divulgar a música eletroacústica brasileira. A primeira turnê nacional do Trio é patrocinada pelo PPC (Programa Petrobras Cultural), através da Lei de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura.

Além de Olinda, a Trio Universos já passou por São Paulo, Porto Alegre, Caxias do Sul, Pelotas, Brasília, Goiânia, Cuiabá. Depois de Olinda, eles seguem para shows no Recife e João Pessoa.