Troca de e-mails entre estudantes auxilia alfabetização em Olinda

Projeto estimula escrita e leitura e integra 413 alunos de oito escolas da rede municipal

Publicado por: Secom, em: 05/12/13 às 18:45
Estudantes que se corresponderam por onze meses via e-mail se conhecerão pessoalmente. Foto: Laila Santana/Pref.Olinda

Desde o início do ano letivo, alunos do 1º ao 3º ano do ensino fundamental da rede municipal de Olinda, trocam correspondências num projeto que une letramento e inserção digital e promove o intercâmbio entre professores e alunos de comunidades distintas, o Ciber Letras Kids. Depois de meses conversando por e-mail, os estudantes, enfim, se conhecerão pessoalmente, em um evento nesta sexta-feira (06/12), das 8 às 12 horas, no espaço de eventos Andréa Guerra, no bairro de Jardim Atlântico (Rua Catulo da Paixão Cearense, 151).

Ao todo, 413 alunos da rede municipal de ensino participam do Ciber Letras Kids. São 18 turmas em 8 escolas. Cada turma escolhe um nome para o grupo e escreve cartas a mão, coletivamente, que são depois digitadas e enviadas por e-mail nos laboratórios de informática. O projeto é desenvolvido pelo Núcleo de Tecnologia Educacional, Comunicação e Idiomas da Prefeitura de Olinda, o NTECI. “O projeto desenvolve a linguagem oral e escrita através de novos meios de comunicação, informação e criação e o evento de encerramento proporciona o encontro presencial deles para socialização das experiências desenvolvidas no ano letivo”, afirma o chefe do NTECI, Eutrópio Édipo.

Nas cartas, os estudantes se apresentam, falam sobre a escola, as vivências em sala de aula, sobre a comunidade, sempre fazendo e respondendo a perguntas. “A turma Carrosel, por exemplo, do 2º ano da escola Nossa Senhora do Monte, que fica nos Bultrins, se corresponde com a turma Alegria, do 2º ano da escola Coronel José Domingos da Silva, de Ouro Preto”, explica a assistente técnica do NTECI, Simone Melo. A troca de e-mails acontece, geralmente, duas vezes por mês.

Ciber Letras – O projeto surgiu em 2009, inicialmente para os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA). A partir de 2011, foi criado o Ciber Letras Kids, voltado para os alunos do ensino fundamental. Na EJA, oito turmas participam da troca de e-mails e os 158 estudantes também se conhecerão em um evento na próxima segunda-feira (09/12), das 19 às 21 horas, no auditório da Secretaria de Educação (Rua 15 de Novembro, 184, Varadouro).