Notícias

Tuberculose é tema de debate em Olinda

Pacientes contaram suas dificuldades e melhorias da doença após o inicio do tratamento

Publicado por: adminolinda, em: 24/11/11 às 12:25
Debate ouviu pacientes em tratamento de Tuberculose - Foto: Secretaria de Saúde de Olinda

Debate ouviu pacientes em tratamento de Tuberculose - Foto: Secretaria de Saúde de Olinda

Prevenir e tratar a tuberculose. Esses foram os pontos debatidos na última quinta-feira (17), nas ações implementadas pela Coordenação de Tuberculose da Secretaria de Saúde de Olinda.

Na Policlínica de São Benedito, aconteceram palestras educativas e atividades de avaliação com os pacientes que estão em tratamento. Os pacientes puderam expor as dificuldades e falar da importância do apoio dos profissionais para a continuação do tratamento.

Houve distribuição de folhetos e cartazes educativos para as equipes de saúde e palestras, ação que também contemplou os usuários da Policlínica Barros Barreto, no Carmo.

Na Unidade de Saúde da Família Base Rural, foram disponibilizados exames de teste rápido de HIV e palestras educativas para a comunidade. É importante destacar que o diagnóstico e o tratamento da tuberculose são realizados através do incentivo SUS.

Após 15 dias de medicação, a transmissão da doença na maioria dos casos é interrompida, mas as pessoas que tiveram contato, especialmente os que têm convívio diário devem ser orientadas e examinadas pela equipe de saúde que acompanha o paciente.

Vale lembrar que a tuberculose é transmitida pela pessoa doente sem tratamento por meio da tosse e espirro. Portanto, não precisa separar os objetos e nem ser afastada do convívio social.

%d blogueiros gostam disto: