Unidade com serviço de eletrocardiograma será entregue em comunidade de Olinda

A cidade foi selecionada entre os 20 municípios do Estado, para implantação do serviço

Publicado por: adminolinda, em: 22/08/13 às 14:59
usuário obtem resultado do eletrocardiograma em em 72 horas - Foto: Secretaria de Saúde de Olinda.

Usuário obtém resultado do eletrocardiograma em 72 horas – Foto: Secretaria de Saúde de Olinda

A comunidade de Ilha de Santana recebe nesta sexta-feira, 23, às 9h, a Unidade Básica Saúde da Família, totalmente requalificada e ampliada. A novidade é a implantação do exame de eletrocardiograma (TeleECG) realizado através da internet, uma parceria da Secretaria de Saúde de Olinda com a RedeNutes da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

A solenidade contará com as presenças do prefeito de Olinda, Renildo Calheiros; da secretária de Saúde, Tereza Miranda, bem como vereadores, gestores, funcionários e comunidade.

Além da Requalificação da estrutura da unidade, a novidade é a implantação do TeleECG, que consiste em oferecer exames de eletrocardiografia à distância, através da internet, em Unidades de Saúde da Família com integração do Hospital das Clínicas de Pernambuco e a RedeNUTES.

Os exames serão realizados e enviados pelo computador, via internet, para um teleconsultor do NUTES, na UFPE, que visualizará e encaminhará o laudo do exame em até 72 horas para a Unidade de Saúde Familiar solicitante. Trata-se de uma demanda eletiva e não de urgência, um projeto Diagvida do Núcleo de Telessaúde da UFPE.

Para a secretária de Saúde de Olinda, Tereza Miranda, o TeleECG é de extrema importância para a população atendida nas Unidades de Saúde da Família. “O serviço alia conhecimento médico em cardiologia, com tecnologia de ponta e permite agilidade, precisão, redução das sequelas e mortes por doenças cardiovasculares em hipertensos e diabéticos atendidos nas unidades”, pontuou.