Unidade de Conservação da Mata do Passarinho é reaberta ao público

O evento, que contou com a participação do Secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Estado, é um importante passo no desenvolvimento de ações voltadas para a preservação da reserva florestal

Publicado por: adminolinda, em: 26/06/12 às 12:00
Crianças podem conhecer mais sobre preservação do meio ambiente na Mata do Passarinho. - Foto:JanRibeiro/Pref.Olinda

Olinda comemora mais uma grande conquista ambiental. Foi reaberta, nesta segunda-feira (25), a Unidade de Conservação da Mata do Passarinho, em Caixa D’água. A iniciativa é uma parceria da Prefeitura Municipal de Olinda, por meio da Secretaria de Orçamento Participativo, Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, e Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Estado.

Além do comparecimento de todo o secretariado municipal e do prefeito da cidade, Renildo Calheiros, a solenidade ainda contou com a presença de Sérgio Xavier, secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco. “Esse foi um importante passo no desenvolvimento de ações voltadas para a preservação da reserva florestal”, disse o secretário estadual.

O prefeito Renildo Calheiros destacou a importância da área para a cidade. “A mata fica num ponto importante de Olinda e devemos realizar todos os esforços no sentido de criar aqui uma condição melhor para que a sociedade não só conheça, mas também se aproprie da Mata do Passarinho para uma melhor conservação dessa reserva”, explicou. Outro ponto importante ressaltado pelo secretário de Meio Ambiente de Olinda, Roberval Veras, é a importância do estímulo à pesquisas e estudos no local, através de convênios firmados com universidades e escolas.

Com a reabertura, o público ganha mais um motivo para visitar a reserva florestal. Totalmente recuperada, a unidade conta com novas redes hidráulicas e elétricas, um novo sistema de drenagem, revitalização da pintura e compra de novos equipamentos multimídia que auxiliarão na prática de pesquisas científicas.

A reforma deste espaço foi um passo fundamental no processo de recuperação de toda estrutura da Mata do Passarinho, que é considerada um dos últimos resquícios de Mata Atlântica no Estado, abrigando uma biodiversidade invejável ao longo de seus 14 hectares. Espécies como Jacarandá, Pau Sangue, Oiti, Sucupira e Visgueiro dão vida à flora nativa.

O local está aberto para visitas nos horários da manhã, das 7h30 às 13h, e à tarde, das 14h às 16h. As visitas podem ser agendadas através do fone (81) 3429.6287.