Notícias

Unidade de saúde Cohab-Peixinhos reúne grupo LGBT para debate

Políticas públicas em saúde destinadas ao segmento foram discutidas durante encontro com comunidade

Publicado por: Redação da Secom, em: 07/12/18 às 11:24

Uma pauta voltada especificamente para assuntos das políticas públicas do segmento LGBT da comunidade. Foi o que aconteceu na manhã dessa quinta-feira (6.12) na Unidade de Saúde Cohab-Peixinhos. A iniciativa foi do gerente da equipe I, Wagner Belmont, que convidou o público alvo e afins para uma discussão ampla sobre o tema.

O evento, que tem o apoio da Secretaria de Saúde de Olinda, contou com a participação do grupo da comunidade, que debateu e tirou dúvidas com o médico da unidade, Dr. Uriel Paulo de Carvalho, e com a médica clínica da Universidade Católica de Pernambuco, Dra. Juliana Pina. Ela ministrou palestra sobre o significado e diferenças dos termos cisgêneros e transgêneros.

 O enfermeiro Wagner Belmont destacou a temática. “Somos a primeira unidade a implantar esse grupo no município de Olinda e nos reuniremos toda segunda quinta-feira do mês. Hoje, na oportunidade debatemos sobre o significado da sigla LGBT, a questão hormonal, a mudança de sexo, a diferença entre cisgêneros e transgêneros, onde a médica Juliana Pina ministrou com muita propriedade essas diferenças”, destacou.

Durante a reunião também foram debatidos outros tipos de preconceitos, alertando a importância de combatê-los na comunidade como por exemplo racial, a questão do esteriótipo da pessoa gorda e/ou magra, bullying, sobretudo, informar os serviços de saúde disponibilizados à população na unidade, como teste rápido de HIV e sífilis, com a finalidade de prevenir e combater essas doenças entre outras mais como hipertensão e diabetes.

%d blogueiros gostam disto: