Unidade de Saúde da Família de Vila Popular passa por requalificação

Reforma na unidade de Vila Popular realizou a requalificação completa das áreas internas e externas do local

Publicado por: Secom, em: 12/05/15 às 7:08
Fotos: Diego Galba/Pref.Olinda

Para a Prefeitura de Olinda nada é mais importante do que cuidar da vida das pessoas. Com esse pensamento, na manhã desta terça-feira (12), às 11h, o prefeito Renildo Calheiros e a secretária de Saúde, Tereza Miranda, entregam a obra de requalificação da Unidade de Saúde da Família (USF) de Vila Popular. A cerimônia acontece no local, que fica na Avenida Brasília, s/n, e contará com a  participação moradores da área e membros da gestão municipal.

Para  a gerente do USF da Vila Popular, Eveline Ribeiro Costa a mudança foi importante para melhorar a prestação dos serviços de saúde no bairro. “Foi feita uma mudança muito grande, seja da parte interna e da parte externa da unidade, para beneficiar o acesso e o atendimento ao morador que vier a Unidade de Saúde. Estamos ouvindo a opinião da comunidade e recebendo vários elogios sobre as mudanças que foram feitas nessa requalificação”, disse.

Com 81 anos de idade, Severino Francisco da Silva comemora a reforma. Para o morador do bairro há mais de 30 anos, a unidade consegue atender de forma satisfatória as necessidades de saúde da comunidade local. “Não tenho o o que reclamar, o atendimento é muito bom. Sempre que venho tomar minhas vacinas sou muito bem tratado. E agora tá melhor ainda”, declarou.

Requalificação da Unidade de Saúde da Família de Vila Popular. Foto: Diego Galba/Pref. Olinda

Cerca de quatro mil pessoas cadastradas no Programa Saúde da Família (PSF) estão sendo beneficiadas com as melhorias da estrutura física do prédio, que contou com recursos oriundos do Governo Federal. O PSF disponibiliza diariamente atendimento clínico, dentista, pediatra, ginecológico, pré-natal, curativos, imunização, além de outros serviços e encaminhamentos à rede de saúde do município e particular.

Uma parceria na área de estágios foi firmada entre a Diretoria de Gestão do Trabalho da Secretaria de Saúde do município e o curso de medicina da Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Inicialmente, os alunos visitarão a Unidade de Vila Popular e, posteriormente outras unidades da rede de saúde municipal. O intuito do convênio é incrementar a formação do aluno no âmbito técnico-científico e ético-humanístico, além da integração envolvendo estudos entre o paciente e família.