Notícias

Unidade Móvel realiza mamografia gratuitamente na Policlínica Barros Barreto

O Dia Mundial do Câncer (4) e o Dia Nacional da Mamografia (5), são lembrados nesta ação do Programa Amigo do Peito

Publicado por: adminolinda, em: 04/02/14 às 16:54
Uma Unidade Móvel realizará exames de mamografia de forma gratuita, em mulheres com idades acima de 40 ano, na Policlínica Barros Barreto. Foto: Rodrigo Barradas/Pref.Olinda

Uma Unidade Móvel realizará exames de mamografia de forma gratuita, em mulheres com idades acima de 40 ano, na Policlínica Barros Barreto. Foto: Rodrigo Barradas/Pref.Olinda

Duas datas importantes no calendário da saúde do brasileiro são lembradas neste mês de fevereiro: o Dia Mundial do Câncer (4) e o Dia Nacional da Mamografia (5). E nada mais justo para Olinda, do que lembrar a data com ação, pois foi primeiro o município em Pernambuco a aderir ao programa Amigo do Peito, que realiza exames nas comunidades.

Amanhã (5), uma Unidade Móvel estará no período da manhã e da tarde, realizando exames de mamografia de forma gratuita, em mulheres com idade acima de 40 anos, na Policlínica João Barros Barreto, localizada no Carmo.

A secretária de Saúde de Olinda, Tereza Miranda, destaca que um dos objetivos da implantação do Amigo do Peito, foi o de facilitar o acesso das mulheres ao exame de mamografia. “Desde 2011 estamos visitando as comunidades e realizando esse serviço. Ir ao encontro do paciente e diagnosticar precocemente a doença, são fatores fundamentais para prevenir e proporcionar o tratamento”, disse.

O programa Amigo do Peito é uma parceria da Prefeitura Municipal com o Ministério da Saúde, que através do Sistema Único de Saúde (SUS) visa prevenir a doença, ao diagnosticá-la com rapidez e qualidade, aumentando assim a oferta, além de agilizar e diminuir os custos de deslocamento das mulheres. Entre 2011 e 2013, mais de 36 mil exames de mama foram realizados em Olinda.

%d blogueiros gostam disto: