Urgência odontológica de Olinda é inaugurada

O serviço funciona no Hospital do Tricentenário, 24h, numa expectativa de atender mensalmente 1.500 pacientes

Publicado por: Secom, em: 31/08/10 às 18:14
Urgência Odontológica. Foto: Secretaria de Saúde de Olinda

Paciente recebe atendimento na nova Urgência Odontológica de Olinda. Foto: Secretaria de Saúde de Olinda

A Secretaria de Saúde de Olinda inaugurou na manhã de sexta-feira (27) o serviço de urgência odontológica, 24h, nas dependências da UPA do Hospital do Tricentenário, rua Farias Neves Sobrinho, 232, Bairro Novo. A iniciativa tem como objetivo atender a população em casos de média complexidade. Marcou presença ao evento o prefeito de Olinda, Renildo Calheiros, a secretaria de Saúde, Tereza Miranda, o coordenador de Saúde Bucal do município, Dr. Mário Sérgio, o diretor do Hospital do Tricentenário, Dr. Gil Brasileiro, o representante da coordenação de Saúde Bucal da SSE, Dr. André Coimbra, o diretor do Conselho Regional de Odontologia de Pernambuco, Dr. Carlos Alberto de Souza Canto, representando o Sindicato dos odontologistas do Estado de Pernambuco, o diretor científico, Dr. Evaldo José Coutinho, e demais autoridades da sociedade.

O prefeito Renildo Calheiros destacou a importância do serviço. “Com essa inauguração, Olinda dá mais um passo importante e de qualidade para atender à população nessa área da saúde bucal”, disse o prefeito. Já a secretária de Saúde, Dra Tereza Miranda, elogiou toda equipe pela iniciativa e o trabalho desenvolvido na rede.

Segundo o coordenador da Saúde Bucal de Olinda, Dr. Mário Sérgio, a urgência faz parte das ações de integralidade da política de saúde bucal no município. “Para nós, é um momento de muita importância para com a odontologia, e entendemos que é uma luta de todos criar um serviço de urgência odontológica em cada UPA aberta no Estado”, enfatizou o dentista, dizendo que Olinda parte na frente e aumenta significativamente o acesso ao serviço de saúde bucal, parabenizando toda equipe da Secretaria de Saúde do município, tendo à frente a secretária, Dra Tereza Miranda, pela sua visão da integralidade da saúde bucal da cidade.

Inauguração da Urgência Odontológica de Olinda. Foto: Secretaria de Saúde de Olinda

Atualmente, o modelo de assistência à saúde bucal em Olinda obedece ao fluxo de atenção básica a média complexidade, com 29 equipes nas estratégias da saúde da família, sete policlínicas, dois Centro de Saúde, e um Centro de Especialidade Odontológica (CEO), distribuídos em dois Distritos Sanitários. As próximas metas do planejamento são a implantação de prótese dentária no CEO e o serviço de ortodontia preventiva e interceptativa.

Durante a inauguração, o adolescente Rodrigo Cavalcante, 15, chegou acompanhado do seu pai (Reginaldo Nascimento) na urgência para receber atendimento, o primeiro da unidade. “Ele passou a noite com dor, e eu percebi uma inchação no lado da boca dele”, disse o pai que logo cedo soube da inauguração da urgência e trouxe o filho para atendimento.

O dentista de plantão, Dr. Marcelo Cavalcanti, atendeu o adolescente e diagnosticou um abscesso no local. “Fiz um atendimento para aliviar a dor e estamos encaminhando para o Centro de Especialidade Odontológica do município (CEO) para dar continuidade ao tratamento”, explicou.