Notícias

Vacinação contra raiva em Olinda ultrapassa meta estabelecida pelo Ministério da Saúde

Estratégia inovadora atingiu 85% para cães e 105% para gatos vacinados

Publicado por: Redação da Secom, em: 17/09/18 às 17:08

A Secretaria de Saúde de Olinda ultrapassou a meta recomendada pelo Ministério da Saúde na Campanha de Vacinação Animal contra raiva, inclusive superando o próprio resultado obtido em 2017. Foram vacinados 43.825 cachorros (93% da meta) e 10.322 gatos (117% do objetivo inicial), no total de 54.147. Ano passado, os índices de vacinação chegaram a 82% da população canina e 100% dos gatos.

O sucesso dessa estratégia inovadora no município é resultado do esquema especial de vacinação montado pelo Centro de Vigilância Ambiental (CEVAO) na pré-campanha, que priorizou a vacinação dos animais nos bairros mais distantes do centro da cidade; a instalação de 48 pontos fixos de imunização nos postos de saúde da rede municipal na sexta-feira (14.9) e cinco no sábado (15.9).

Outro fator de fundamental importância para o sucesso da imunização contra raiva foi a parceria com a equipe do Consultório na Rua, que vacinaram os animais errantes (sem dono) e os pertencentes à população em situação de rua. Essa ação desenvolvida no ano passado recebeu crédito positivo do Conselho Regional de Medicina Veterinária, em Pernambuco, além de ONGs de proteção aos animais.

A Secretaria de Saúde trabalha de forma integrada envolvendo diversos setores como Consultório na Rua, Atenção Básica e Políticas Estratégicas, além de ONG’s de proteção animal como a Amigos Pet, que visa imunizar os animais garantindo uma cobertura vacinal antirrábica, pensando na saúde e bem estar dos animais e seus responsáveis.

%d blogueiros gostam disto: