Vencedores do 2º Concurso Saúde, Cultura e Arte recebem prêmio em Olinda

Alunos da rede municipal de ensino receberam premiação no Teatro da Ribeira, no Centro de Convenções

Publicado por: Secom, em: 13/06/11 às 11:40
Estudantes da rede municipal receberam premiação. Foto: Secretaria de Saúde de Olinda

Premiações, homenagens e apresentação de peça teatral. Foi a programação organizada pelos representantes da Secretaria de Saúde e da Secretaria de Educação de Olinda no evento que marcou o 2° Concurso Saúde, Cultura e Arte: uma prática de vida, solenidade promovida pelo Programa Saúde na Escola (PSE). A cerimônia aconteceu na quinta-feira (10), às 9h, no Teatro Ribeira, Centro de Convenções, em Olinda.

O Concurso propôs a temática Saúde e Ambiente: precisamos cuidar bem da gente, e premiou alunos das escolas municipais que se destacaram em várias categorias, dentre elas produção artística, melhor poesia, elaboração de cartazes, redação, fotografia, dança e teatro.

Fizeram parte da mesa o vice-prefeito de Olinda, Horácio Reis; a Secretária de Saúde, Tereza Miranda; o Secretário de Educação, Paulo Valença; o Secretário de Orçamento Participativo e Controle Urbano, Roberval Veras; e a Secretária Executiva de Saúde, Cristina Menezes.

O vice-prefeito Horácio Reis, que representou o prefeito Renildo Calheiros, enalteceu a iniciativa do Concurso. “Essa forma de interação entre as Secretarias é muito importante para a gestão, pois as ações caminham juntas em benefício da população. Também foi muito emocionante apreciar as crianças cantando o hino nacional de forma tão bonita e com firmeza”, disse.

Já a secretária de Saúde Tereza Miranda agradeceu a parceria com a Educação por permitir trabalhar de forma integrada, saúde e a educação, nas escolas. “A saúde vai à escola e detecta se há alunos precisando de atendimento médico, como exemplo, problemas de visão, quando há, a criança é encaminhada para atendimento às unidades de saúde do município para que o problema seja solucionado”, lembrou.

O secretário de Educação, Paulo Valença, também fez questão de legitimar essa parceria com a Saúde, destacando a importância do trabalho de interação. “essa forma de gerenciar só faz beneficiar todos; mas também quero registrar o momento que essas crianças e adolescentes cantaram o hino nacional de forma brilhante”, elogiou o secretário.

A coordenadora do PSE/Olinda, Josilene Félix, revelou a importância do evento. “A proposta é que escolares, familiares, profissionais da educação e profissionais da saúde envolvidos no programa possam expressar seus conhecimentos através de manifestações artísticas e culturais, de acordo com a temática sugerida”, enfatizou a coordenadora.