Notícias

Vice-presidente da Fiocruz visita saúde de Olinda

Representante da entidade veio conhecer a experiência do projeto Rostos, Vozes e Lugares, implantado pela Secretaria de Saúde de Olinda

Publicado por: Secom, em: 16/09/10 às 14:46

PROJETO Rostos, Vozes e Lugares foi implantado em Olinda no ano de 2007 - Logomarca/PMO

Gestores da Secretaria de Saúde de Olinda recebem na tarde desta quinta-feira (16) a visita do vice-presidente da Fiocruz, Walcler Rangel. O assessor veio conhecer de perto o projeto Rostos, Vozes e Lugares (RVL), implantado pela gestão municipal. O encontro entre gestores e lideranças comunitárias será na Unidade Saúde da Família (PSF) de Vila Manchete, rua do Jenipapo, s/n, Ouro Preto, Olinda, e tem como objetivo a trocar experiências.

Amanhã (17), às 8h30, a secretária de Saúde de Olinda, Dra Tereza Miranda, e equipe, além de representantes da Secretaria de Planejamento do município, recebem uma comitiva de assessores da Fiocruz para reunião de estratégias de ações do RVL.

Em Olinda, o RVL foi implantado em 2007, quando o município recebeu o convite para se integrar ao projeto, sendo o primeiro município de Pernambuco e o quarto do Brasil a desenvolver o trabalho, motivada por suas delimitações geográficas favoráveis.

A comunidade da Ilha do Maruim, localizada no Bairro de Santa Tereza, Olinda, foi escolhida pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/MS) como área piloto para o desenvolvimento do projeto. Hoje, as ações foram ampliadas com a instalação de sete comitês formados por representantes da sociedade do município de Olinda.

CRIAÇÃO – O RVL nasceu durante uma reunião da cúpula do milênio, em 2000, organizada pela ONU, onde 189 países se comprometeram em reduzir a pobreza no mundo pela metade até 2015.

Em seguida, a OPAS resolveu criar o projeto Rostos, Vozes e Lugares, no intuito de incentivar as pessoas a se tornarem protagonistas de transformação social e do desenvolvimento de suas comunidades, bem como participes na produção das políticas públicas. Participaram desse encontro 16 países, inclusive o Brasil.

%d blogueiros gostam disto: