Vigilância Sanitária de Olinda fiscaliza pescados

Mercado público é alvo de inspeção durante semana santa, visando garantir produtos com qualidade ao consumidor. Veja algumas dicas para comprar peixes e outros frutos do mar

Publicado por: Secom, em: 03/04/12 às 11:15
Equipes da Vigilância Sanitária visitaram mercados públicos, supermercados e empresas de pescados - Foto: Secretaria de Saúde de Olinda

A equipe da Vigilância Sanitária (VISA), da Secretaria de Saúde de Olinda, desenvolve na manhã desta terça-feira (03) mais uma inspeção nos pescados, visando proteger a saúde da população olindense. A ação será realizada no mercado público de Rio Doce, a partir das 9h30, vistoriando os produtos comercializados durante a Semana Santa.

Técnicos da VISA, desde a semana passada, tem visitado mercados públicos e comércio em geral, como supermercados e empresas de pescados (30), que comercializam durante esse período onde os pescados são mais procurados pela população.

A Vigilância Sanitária alerta a população para observar a qualidade dos produtos oferecidos. “Nosso trabalho é fiscalizar para a população estar protegida e consumir um produto com qualidade, bem como o consumidor observar bem o alimento da hora de comprar ”, ressalta a coordenadoria da VISA.

Dicas:

Peixe fresco:

• Estar livre de: contaminantes físicos (areia, pedaços de metais, plásticos e/ou poeira), químicos (combustíveis, sabão e/ou detergentes) e biológicos (bactérias, vírus e/ou moscas).
  • Aparência: ausência de manchas, furos ou cortes na superfície.
  • Escamas: bem firmes e resistentes. Devem estar translúcidas (parcialmente transparentes) e brilhantes.
  • Pele: úmida, firme e bem aderida.
  • Olhos: devem ocupar toda a cavidade, ser brilhantes e salientes, sem a presença de pontos brancos ao centro do olho.
  • Membrana que reveste a guelra (opérculo): rígida, deve oferecer resistência à sua abertura. A face interna deve estar brilhante e os vasos sanguíneos, cheios e fixos.
  • Brânquias: de cor rosa ao vermelho intenso, úmidas e brilhantes, ausência ou discreta presença de muco (líquido pastoso).
  • Abdômen: aderidos aos ossos fortemente e de elasticidade marcante.
  • Odor, sabor e cor: característicos da espécie que se trata.
  • Conservação: deve ser mantido sob refrigeração ou sobre uma espessa camada de gelo.

Bacalhau:

• O produto deve ser armazenado em local limpo, protegido de poeira e insetos.
  • Verifique se não há a presença de mofo, ovos ou larvas de moscas, manchas escuras ou avermelhadas, limosidade superficial, amolecimento e odor desagradável, que indicam que o produto não está bom para consumo.

Crustáceos:

• Aspecto: geral brilhante, úmido; corpo em curvatura natural, rígida, patas firmes e resistentes; pernas inteiras e firmes; carapaça bem aderente ao corpo, olhos vivos e destacados.
  • Coloração: própria à espécie, sem qualquer pigmentação estranha; não apresentar coloração alaranjada ou negra na carapaça.
  • Cheiro: próprio e suave.

Mariscos:

• Aspecto: devem ser expostos à venda vivos, com valvas fechadas e com retenção de água incolor e límpida nas conchas.
  • Cheiro: agradável e pronunciado.
  • Carne: úmida, bem aderente à concha, de aspecto esponjoso, de cor acinzentada-clara nas ostras e amarelada nos mexilhões.

Polvos e lula:

• Aspecto: devem ter a pele lisa e úmida; olhos vivos e salientes.
  • Carne: consistente e elástica.
  • Cheiro: próprio (levemente adocicado).
  • Coloração: ausência de qualquer pigmentação estranha à espécie.