Notícias

Vigilância Sanitária e Redutores de Danos intensificam ações no Carnaval 2010

Durante o desfile das Virgens de Verdade, a Secretaria de Saúde realizará inspeções, distribuição de preservativos e materiais educativos

Publicado por: Secom, em: 30/01/10 às 14:30
Campanha de prevenção da Secretaria da Saúde - Prévias Carnaval 2010

Campanha de prevenção da Secretaria da Saúde - Foto: Chico Atanásio/Pref.Olinda

Com o objetivo de promover a saúde e difundir a cultura pela paz e não violência, trabalhando dentre outras problemáticas, o uso abusivo de álcool, fumo e outras drogas, como também a conscientização da importância do sexo seguro, a Secretaria de Saúde de Olinda põe mais uma vez nas ruas, nos três dias do final de semana, das 17h às 22h, equipes do Programa de Redução de Danos do Núcleo de Prevenção de Acidentes e Violência (NUPAV), para orientar os foliões a aproveitar o carnaval de forma segura e saudável.

Durante o Desfile das Virgens de Verdade (31), arte educadores dos Redutores irão circular entre as pessoas, difundindo de forma lúdica a importância da prevenção de violência e acidentes com distribuição de preservativos. A novidade este ano, fica por conta do trabalho educativo em promover a doação de sangue a Fundação Hemocentro – Hemope -, que estará na FOCCA, Carmo, entre os dias 02 e 04 de fevereiro, das 8h às 17h, com uma equipe de profissionais coletando material (sangue).

Ainda no final de semana, a Vigilância Sanitária (VISA) irá realizar inspeções nos pontos de foco do carnaval contando com a presença de sete equipes de Técnicos, na sexta (29) e sábado (30), sendo intensificado os trabalhos e a quantidade de equipes (de sete para treze) no domingo 31 por causa do Desfile. Neste dia, além da fiscalização de alimentos e bebidas vendidas pelos ambulantes (comércio informal), serão inspecionadas as cabines dos trios elétricos que circularão no evento.

ASSISTÊNCIA À SAÚDE – As unidades assistenciais de saúde continuaram a dar suporte à população com o contingente médico normal. Os Serviços de Pronto- Atendimento Adulto e Infantil, a Policlínica Barros Barreto e as Unidades de Pronto-Atendimento (UPA) do Tricentenário e de Olinda estarão de prontidão para atender casos de urgência e emergência.

Durante o período de carnaval serão disponibilizadas cinco unidades móveis do SAMU-192, 24 horas por dia. Uma delas, equipada com equipamentos de suporte avançado (UTI) para atender casos graves, tendo como ponto de apoio a Policlínica Barros Barreto, no Carmo.

Serviço:

  • Serviço de Pronto-Atendimento Adulto – Av. Santos Dummont, 177 – Varadouro
  • Serviço de Pronto-Atendimento Infantil – Av. Antonio Costa Azevedo, s/n – Peixinhos
  • Tricentenário – Rua Faria Neves Sobrinho, 232 – Bairro Novo
  • Policlínica Barros Barreto – Av. Dr. Justino Gonçalves, s/n – Carmo
  • UPA Olinda – Rodovia PE-15, próximo a Maternidade Brites de Albuquerque, Tabajara.
%d blogueiros gostam disto: