Notícias

Olinda oferece assistência em casos de violência contra idosos durante a quarentena

Ação conta com equipe multidisciplinar

Publicado por: Secom, em: 08/05/20 às 10:43
Foto: rawpixel.com/Freepik

Foto: rawpixel.com/Freepik

Para muitos idosos a proteção precisa ser mais além do que apenas o Coronovírus durante a quarenta. Isso, porque o aumento da violência contra pessoas nessa faixa etária tem sido alarmante em todo Estado. Segundo dados da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH) de Pernambuco esse número tinha chegado a 68,75% no estado nos meses de fevereiro e março. Porém, o mês de abril trouxe aumento de 50% em relação ao mês de março.

Em Olinda, uma equipe técnica especializada foi montada para atender esses casos. O grupo é formado por um psicólogo, um assistente social e um advogado que orientam e ajudam esses casos. “A melhor saída é sempre a denúncia. Qualquer alteração no comportamento do idoso, é importante intensificar a observação”, afirma a secretária Executiva da Mulher e Direitos Humanos, Verônica Brayner.

É importante lembrar que a maioria dos casos acontece no ambiente familiar, ou seja, nos próprios lares, cometidos muitas vezes por parentes de primeiro grau. É nesse momento que o auxílio da população é tão importante. É necessário um olhar mais atento pra os idosos.

Qualquer sinal que evidencie uma violação é necessário denunciar. Em Olinda, denúncias de quaisquer tipos de violações contra as pessoas idosas podem ser feitas no telefone 3429-6777, das 8h às 13h, de segunda a sexta-feira, ou pelo celular 9.9237-8374 que possuem um canal 24h no aplicativo whatsapp. Além esses outros, existe a opção do e-mail semdh.desocial@olinda.pe.gov.br

%d blogueiros gostam disto: