Virgens de Verdade fazem a festa em Olinda

Este ano o bloco comemora seus dez anos de fundação. O desfile será neste domingo (31), na Avenida Ministro Marcos Freire

Publicado por: adminolinda, em: 28/01/10 às 14:31
Descontração e ousadia nas Virgens de Verdade

Rapazes vestidos de "coelhinha" alegram o desfile das Virgens de Verdade em 2009 - Foto: Passarinho/Pref.Olinda

Um final de semana de irreverência e alegria em Olinda. Comemorando dez anos de existência, o Bloco As Virgens de Verdade desfila neste domingo (31) pela orla da cidade. A concentração será na Praça do Fortim, em frente ao Dogão, às 7h30. A partir das 12h, o desfile segue pela Avenida Ministro Marcos Freire, perfazendo um percurso de três quilômetros até o antigo Quartel da PE, onde o evento será encerrado por volta das 18h.

O slogan deste ano será “As Virgens é o 10”, em alusão ao aniversário do bloco, que no último desfile arrastou cerca de 200 mil pessoas em sua trajetória.  Sete trios elétricos e dois carros de apoio farão a animação dos foliões.

Segurança – Outra novidade para 2010 é o esquema de segurança, que no desfile estará ainda mais reforçado. Uma meia lua composta por 11 homens será formada em frente aos trios, evitando assim riscos aos foliões que brincam nas proximidades dos veículos.

Cerca de 700 homens do Batalhão da Polícia Militar de Olinda estarão a postos nos principais pontos da folia. Dez viaturas acompanharão os trios e o policiamento a pé e motorizado estará presente nas ruas e avenidas adjacentes do desfile, além das patrulhas que farão o monitoramento dos eixos transversais, áreas periféricas e paradas de ônibus do trajeto. 63 policiais civis, sendo 04 delegados, 06 escrivães e 53 agentes, estarão reforçando o esquema. O desfile contará também com o apoio da CIATUR, SAMU e Corpo de Bombeiros.

Vigilância Sanitária – Sete equipes da Vigilância Sanitária da Prefeitura de Olinda, cada uma composta por três inspetores sanitários, estarão fazendo a fiscalização da qualidade dos alimentos vendidos pelos ambulantes que estarão comercializando seus produtos durante o desfile.

52 cabines sanitárias serão instaladas à beira-mar, ao longo das cinco ruas transversais que compõem o trajeto da folia.

Trânsito – A Prefeitura de Olinda irá reforçar a fiscalização no trânsito para desfile das Virgens de Verdade. A Secretaria de Transportes, Controle Urbano e Ambiental vai ampliar as ações preventivas para minimizar o fluxo de veículos na cidade e garantir a segurança dos moradores, visitantes e turistas, assim como a preservação do patrimônio municipal. Os bloqueios fixos e móveis, realizados desde o primeiro final de semana de janeiro, serão ampliados para atender ao Sítio Histórico e às ruas localizadas próximas da avenida Ministro Marcos Freire (Beira Mar), onde acontece o desfile das Virgens de Verdade.

Confira como ficarão os bloqueios para o desfile das Virgens de Verdade:

BLOQUEIOS FIXOS:

R. do Farol
Av. Beira Mar

Total de ruas: 6

Obs. :  Os Bloqueios 1 e 4 funcionarão da 06:00 as 23:00.
Os Bloqueios 2 e 3 funcionarão da 12:00 as 23:00.
Os Bloqueios 5 e 6 funcionarão da 06:00 as 19:00.

SAÍDA DE EMERGÊNCIA:

1-(2)R. Farias Neves Sobrinho
2-(2)R. Alberto Lundgreen
3-R. Campo Sales

Total de ruas: 3

Obs.: Os Bloqueios 1 e 2 funcionarão da 06:00 as 19:00.
O Bloqueio 3 será de atividade da Guarda Municipal de Olinda.
O bloqueio 2 ficarão estocado todo apoio de Delegacia e Bombeiro para uma Emergência.

ÁREA INTERDITADA:

Rua Elesbão de Castro
Av. dos Bultrins
Av. Pan Nordestina

Controle Urbano – Para que o desfile ocorra com tranquilidade, a direção do bloco carnavalesco estabeleceu esta sexta-feira (29) como prazo para que os responsáveis pelos trios elétricos que vão participar das Virgens se regularizem junto aos Bombeiros, Ordem dos Músicos, ECAD, CREA, Vigilância Sanitária. O veículo também deverá está com o IPVA em dia.

Os ambulantes que forem trabalhar no desfile das Virgens também devem ficar atentos: não será permitido a comercialização de qualquer tipo de bebida em vidro no percurso que vai do Fortim ao final da avenida Ministro Marcos Freire. Quem for flagrado descumprindo a determinação poderá ter as mercadorias apreendidas por agentes do Controle Urbano de Olinda.