Ouvir a matéria clicar no player
A Secretaria de Gestão Urbana de Olinda, em parceria com a Companhia Estadual de Habitação (Cehab) inicia nesta segunda-feira (10) a limpeza de baronesas no Canal do Fragoso, entres os bairros do Bultrins e Jardim Atlântico. A ação visa reduzir riscos de alagamentos em pontos estratégicos do município, como nos bairros de Jardim Fragoso, Jardim Atlântico, Casa Caiada e Rio Doce. O serviço, que anteriormente estava previsto para março, foi antecipado devido às fortes chuvas ocorridas na Região Metropolitana recentemente.
Segundo Pedro Sampaio, Secretário de Gestão Urbana de Olinda, essa ação vai ajudar no escoamento da água que vem dos bairros adjacentes, reduzindo alagamentos. A cidade tem 27 canais, e a estimativa é que até a chegada do inverno todos sejam limpos.

De acordo com Paulo Lira, diretor-presidente da Cehab:
“Esta limpeza é de extrema importância em virtude do período chuvoso que se aproxima. A retirada das baronesas é importante para desobstruir o canal, porque quando a gente tem um volume maior de chuvas, existindo muitas baronesas, elas fazem o canal transbordar. E a gente fazendo essa retirada, ela facilita o fluxo das águas e evita possíveis alagamentos.” Declarou Paulo.
O diretor completou explicando que a limpeza foi iniciada no trecho da PE-15 até Jardim Atlântico, na imediação da Pizzaria Atlântico, significando uma extensão de quase 2 quilômetros e meio, com máquinas em trecho separados, para que a obra corra com maior velocidade e a entrega seja feita antes do período do inverno.
Corroborando com a limpeza do Fragoso, a prefeitura de Olinda tem intensificado os trabalhos de limpeza nos canais da Malária (Varadouro) e Ouriço do Mar (Ouro Preto), como parte da Operação Inverno 2025, que alia infraestrutura e educação ambiental para reduzir riscos e proteger a população.