Mata do Passarinho é tema de capacitação para professores de geografia da rede municipal de ensino de Olinda

A capacitação também teve como discussão os cuidados que a população deve tomar com o meio ambiente

Publicado por: Secom, em: 18/04/17 às 18:59

Foto: Alice Mafra/Prefeitura de Olinda

Com assunto voltado para importância da Mata do Passarinho e o equilíbrio biológico, climático, hídrico e pedagógico da região, professores de geografia da Rede Municipal de Olinda receberam capacitação através de palestra ministrada por Fátima Saro, funcionária da Secretaria Executiva de Meio Ambiente de Olinda, nesta tarde de terça-feira, (18), no Auditório da Secretaria de Educação de Olinda.

Segundo o professor e pesquisador da área, que também participou da capacitação, Wadilson Santiago, a educação ambiental para a população vem com intuito de despertar o interesse e o cuidado em preservar a Mata, amenizando o calor que tantas pessoas reclamam, mas não se dão conta de que o aquecimento é provocado pelos desmatamentos.

Em 1987 foi fundada a Unidade de Conservação Mata do Passarinho. Já em 2011 ela foi transformada em Reserva Florestal Urbana com uma vasta fauna e flora que também conta com espaço para desenvolvimento de palestras, salas para reuniões, banheiros e bibliotecas.

Os professores reunidos discutiram também sobre áreas da Cidade que já foram mangue, a degradação do solo e consequências do desmatamento nos dias atuais, tais como enchentes causadas por lixos acumulados e as soluções tomadas pela Prefeitura para combater os transtornos motivados pelas chuvas.