Secretaria de Meio Ambiente Urbano e Natural de Olinda promove ações para comemorar Dia Mundial da Água

Estudantes, comerciantes da orla, motoristas e pedestres receberão material educativo sobre o tema nesta quarta-feira (22.03)

Publicado por: Secom, em: 20/03/17 às 14:03

Foto: Alice Mafra/ Prefeitura de Olinda

Bem natural e precioso, a água deve ser preservada nas fontes como rios, lagos, represas, principalmente, para o consumo dos seres vivos. E com esse foco, nesta quarta-feira, (22.03), é celebrado o Dia Mundial da Água, data instituída pela Organização das Nações Unidas, ONU, desde 1992. Para comemorar a data, a Secretaria de Meio Ambiente Urbano e Natural de Olinda preparou uma programação especial.

A partir das 6h30 funcionários da secretaria e voluntários vão estar no semáforo, na Rua do Sol, no bairro do Carmo, entregando abanadores, com dicas sobre a preservação da água, para os pedestres e motoristas. Depois, das 8h às 10h será a vez dos estudantes do ensino médio da Escola Municipal Maria da Glória Advíncula, que fica localizada na Rua Guadalupe, 348, em Guadalupe receberem informações a respeito da manutenção dos mananciais.

Além de entregar cartilhas para os alunos, a equipe da Secretaria de Meio Ambiente vai promover uma palestra sobre o tema, em seguida será exibido um vídeo educativo e na sequência será realizada uma oficina com garrafa pet para que os estudantes aprendam a fazer uma mosquitoeira, armadilha artesanal para pegar mosquitos, principalmente o Aedes aegypti, responsável por transmitir a dengue, chikungunya e zika vírus.

Após as atividades na Escola, a equipe vai percorrer, das 11h às 13h, as praias de Bairro Novo, Casa Caiada e Rio Doce também para entregar abanadores e conscientizar os barraqueiros e banhistas sobre a importância de economizar o tempo de banho nos chuveirões. As informações contidas no material impresso fazem parte de uma parceria com a Compesa.

Informações sobre a água

Cerca de 0,008%, do total da água do nosso planeta é potável (própria para o consumo) e o Dia Mundial da Água foi criado com objetivo de criar um momento de reflexão, análise, conscientização e elaboração de medidas e ações educativas.

Estima-se que 20% da população mundial não tenha acesso à água limpa e, de acordo com o Fundo das Nações Unidas para a Infância, UNICEF, cerca de 1400 crianças menores de cinco anos de idade morrem todos os dias em decorrência da falta de água potável, saneamento básico e higiene.

Algumas recomendações para economizar água:

• Não Lavar o carro com mangueira ligada (use balde, assim você gasta menos);
  • Reduzir o tempo de banho com chuveiro ligado;
  • Evitar torneira ligada para escovar os dentes;
  • Ao lavar os pratos, evite torneira ligada sem necessidade;