Notícias

2º Mamaço marca encerramento do Agosto Dourado em Olinda

Mobilização reuniu gestantes, puérperas, gestores da saúde e sociedade civil

Publicado por: Redação da Secom, em: 31/08/18 às 14:15

Texto e fotos: Pedro Morais

Este slideshow necessita de JavaScript.

Com o tema Aleitamento Materno: a Base da Vida, a Secretaria de Saúde de Olinda (SSO) realizou o 2º Mamaço para marcar o encerramento do Agosto Dourado. A atividade aconteceu nesta quinta-feira (30.08) no Shopping Patteo, Bairro Novo, com a participação de gestantes, puérperas, gestores da rede de saúde de Olinda e sociedade civil.

A programação também envolveu a 2ª Edição do Concurso de Experiências Exitosas na Semana Mundial da Amamentação (SMAM 2018). A ação é uma iniciativa da gestão com o objetivo de incentivar as equipes de saúde a adotar atividades de apoio, promoção e proteção ao aleitamento materno.

No elenco de iniciativas do 2º Mamaço, que fez parte da Semana Mundial da Amamentação (SMAM 2018), foram realizadas palestras sobre o assunto e atividades lúdicas com demonstração prática de amamentação. Houve também apresentação da dança do ventre (médio oriental) com a mestra Roberta Kalile. “Essa dança tem como finalidade a representatividade da fertilidade. A amamentação é uma forma de empoderamento feminino”, destacou.

A secretária executiva de Vigilância em Saúde da cidade, Zelma Pessôa, enfatizou a importância do trabalho para sensibilização do público feminino. “Estamos aqui para acolher, homenagear e se orgulhar dessas mulheres que amamentam seus filhos, pois amamentar é alimentar o corpo, mente e coração em uma só atitude, muito bom pra o bebê e bom demais para a mãe”.

A doméstica Érica Tatiane, 29 anos, mãe de três filhos e com nove meses de de gestação, residente em Peixinhos, participou do evento. “Foi muito importante a palestra e a apresentação da dança. A gente fica sempre informada da importância de amamentar, eu mesmo sempre amamentei meus filhos”, frisou.

A atividade teve participação da Coordenação de Saúde da Criança, em parceria com a Coordenação de Alimentação e Nutrição da SSO, com todo grupo da Gerência de Políticas Estratégicas e a Diretoria de Atenção Básica.

HISTÓRIA – A Semana Mundial da Amamentação (SMAM) faz parte de uma história mundial focada na Sobrevivência, Proteção e Desenvolvimento da Criança. Desde a criação da Organização Mundial de Saúde – OMS, em 1948, ela tem ações voltadas à saúde da criança, devido a grande preocupação com a mortalidade infantil. Em 1990, de um encontro organizado pela OMS e UNICEF resultou um documento adotado por organizações governamentais e não governamentais, assim como, por defensores da amamentação de vários países, entre eles o Brasil. O documento foi chamado “Declaração de Innocenti”.

Com o objetivo de seguir os compromissos assumidos pelos países com a assinatura do documento, foi fundada em 1991 a Aliança Mundial de Ação pró-Amamentação – WABA. Essa organização criou no ano de 1992 a Semana Mundial de Aleitamento Materno, para promover as metas da “Declaração de Innocenti”. Desde então, a SMAM vem sendo comemorada todos os anos de 1 a 7 de agosto.

%d blogueiros gostam disto: