Ouvir a matéria clicar no player
Mais uma edição do Encontro de Brechós de Olinda acontece neste fim de semana e promete unir estilo, sustentabilidade e empoderamento feminino. A programação começa nesta sexta-feira (1), a partir das 15h30, e segue no sábado (2) e domingo (3), das 9h às 17h, no Mercado Eufrásio Barbosa.
Além dos garimpos de moda circular, o público também poderá aproveitar um espaço gastronômico com comidas locais. O evento é realizado pelo Espaço Reluz, que promove mensalmente o encontro de brechós, em parceria com a Secretaria Especial da Mulher de Olinda, o Centro Cultural Mercado Eufrásio Barbosa e a Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (ADEPE). A maioria das empreendedoras participantes são mulheres.
Durante o evento, também haverá uma ação educativa sobre violência contra a mulher, com panfletagem e uma roda de conversa em frente ao Mercado. A ideia é aproveitar o espaço de encontro e circulação para dialogar com a população.
Segundo Inês Tenório, secretária especial da Mulher de Olinda, ações como essa têm um papel estratégico na luta contra a violência doméstica. “A falta de renda e de independência financeira é um dos fatores que mais dificultam a saída das mulheres de contextos de violência”, afirma.
Ela destaca que, embora a violência atinja mulheres de todas as classes sociais, aquelas em situação de maior vulnerabilidade enfrentam obstáculos ainda maiores. “O empreendedorismo feminino e a empregabilidade são estruturantes para que as mulheres consigam sair dessas situações. Estamos fortalecendo esse braço dentro da nossa política pública”, explica.
Um mês inteiro de ações pela proteção das mulheres
O Encontro de Brechós abre oficialmente a programação do Agosto Lilás na cidade. A campanha, instituída pela Lei nº 14.448/2022, é um movimento nacional dedicado à conscientização e combate à violência doméstica e familiar contra a mulher.
Durante todo o mês, a Prefeitura de Olinda realiza atividades educativas, culturais e de acolhimento, por meio da Secretaria da Mulher e do Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM). O foco das ações é fortalecer a rede de proteção, promover o diálogo com a população e oferecer suporte a quem precisa.