Ouvir a matéria clicar no player
Após a medida de reforço e de investimento, com a promoção de oito agentes da Secretaria de Segurança Cidadã de Olinda, que passaram a portar registro de arma de fogo, o esquema na segurança da cidade foi replanejado. O patrulhamento preventivo foi reforçado, principalmente na área histórica da cidade, com rondas e abordagens a transeuntes e a veículos. Esse trabalho tem sido sistemático, reforçando ainda mais as forças de segurança do Estado, por meio das polícias Militar e Civil.
Até estarem habilitados, os guardas municipais passaram por um rigoroso treinamento, com curso envolveu etapas criteriosas, com avaliação psicotécnica, treinamentos com disparos e prova com a supervisão direta da Polícia Federal. Mesmo assim, a determinação é de que a arma seja sempre a última alternativa, usada apenas quando esgotados todos os outros meios de controle. Com isso, a Prefeitura de Olinda busca promover o bem-estar da população e a garantia do zelo ao patrimônio público.
Durante 24 horas, duas novas viaturas estão de prontidão no centro histórico e no entorno dele. Guardas fazem rondas pelos bairros do Varadouro, Carmo, Bonsucesso, Guadalupe e Bultrins. A operação é reforçada por monitoramento por meio de drones, que conseguem capturar imagens em áreas de difícil acesso, inclusive durante o período noturno. Esses equipamentos fazem parte do plano de modernização da estrutura da Guarda Municipal.
“Os drones têm autonomia de uma hora ininterrupta e câmeras de alta resolução, que ajudam muito em monitoramentos e perseguições ligadas a práticas criminosas”, afirmou o secretário de Segurança Cidadã de Olinda, Cel Pereira Neto.
Patrulha Escolar
Com foco na prevenção e na promoção da cidadania, a Prefeitura de Olinda também oficializou a criação da Patrulha Escolar da Guarda Municipal. Três equipes com viaturas específicas já estão atuando nas escolas públicas da cidade com ações preventivas e educativas.
O trabalho inclui visitas regulares às unidades, palestras temáticas sobre bullying, uso de drogas, violência contra a mulher, entre outros assuntos relevantes para a comunidade escolar. Os agentes também farão rondas no entorno das instituições, dialogando com o corpo docente, gestores e comerciantes locais para identificar demandas e garantir um ambiente seguro.
“O maior patrimônio da nossa cidade são os olindenses e é para eles que estamos dia e noite nas ruas com nossa força de segurança municipal”, concluiu o comandante da Guarda, Abimael Simplicio.
