Ouvir a matéria clicar no player
O comitê gestor que coordena as equipes que atuam durante as prévias de Carnaval que acontecem em Olinda realizou, nesta quarta-feira (03), uma vistoria pelas ruas do Sítio Histórico. A observação serviu para últimos ajustes antes do Desfile da Pitombeira, que acontece no próximo domingo (07).
A vistoria, que passou pelo trajeto da Pitombeira, contou com gestores das secretarias municipais de Patrimônio, Cultura e Turismo, Gestão Urbana, Meio Ambiente e Planejamento Urbano, Mobilidade Urbana, Segurança Cidadã, Desenvolvimento Social e Saúde, além da presença de representantes da Polícia Militar.
“A gente consegue juntar a nossa organização com o que a agremiação, no caso a Pitombeira, pensa para o cortejo. Vimos pontos sensíveis tanto para a nossa necessidade de organização do Poder Público, mas também para escutar a Pitombeira para saber qual a necessidade dela. Então, fazendo esse diálogo com os órgãos públicos, tanto do Poder Municipal quanto do Estado, junto com a agremiação, temos realmente uma gestão compartilhada do evento que abre esse momento festivo da cidade. É importante que a gente sempre tenha esse espírito de dialogar, de organizar, de responsabilidade para que todo mundo venha, brinque e volte para as suas casas com segurança”, disse o secretário executivo de Cultura de Olinda, Alexandre Miranda.
De acordo com a Pitombeira, são esperados de 15 mil a 20 mil foliões neste domingo (07). Por isso, a Prefeitura de Olinda reforça o pedido para que a população não vá de carro próprio para a festa, utilizando o transporte público ou os veículos de aplicativo como locomoção para o Sítio Histórico. Por isso, a Secretaria de Mobilidade Urbana de Olinda realizará quatro controles de acesso: Avenida Liberdade com a Focca; na Ladeira da Sé; na Academia Santa Gertrudes; e na Rua 27 de Janeiro, na Praça Mosenhor Fabrício.
“São esses locais onde fazemos o controle de acesso e dando preferência ao morador. Pedimos às pessoas que vão participar dos festejos que venham de aplicativo, de táxi, pois não vai ter espaço para estacionamento. Os bloqueios ficarão das 14h30 às 22h”, destacou o secretário executivo de Mobilidade Urbana de Olinda, Flávio Ramos.
Além disso, a questão da limpeza urbana, da segurança e do ordenamento dos ambulantes foram discutidos. Foi definido que os donos bares e restaurantes só podem comercializar bebidas em recipientes de vidro na área interna dos estabelecimentos. Ainda, foi reforçada a orientação de deixar as calçadas livres para os desfiles das agremiações e passagem dos foliões.
Quem também acompanhou a vistoria no Sítio Histórico nesta quarta-feira (03) foi Hermes Neto, presidente da Pitombeira. Ele informou que o grupo sairá com 130 pessoas e vai animar os foliões das 16h às 19h30, com muita música e empolgação.
“Planejamento sempre é importante. Você começar um desfile com tudo planejado, locais que estão com buracos recebendo reparos, sem pedras na ruas, fazer a limpeza, conferir como está a iluminação, enfim… Então, o cortejo vai sair bonito e na paz. É muito importante isso. Essa junção de todo mundo é importantíssima para que tudo aconteça bem”, finalizou Hermes.












