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Na manhã desta segunda-feira (8), cerca de 90 estudantes das escolas Monsenhor Viana, de Caixa d’Água, e Dr. José Mariano, de Águas Compridas, participaram de um tour educativo pelo Sítio Histórico de Olinda.
A atividade faz parte do projeto “Minha história, minha cultura, minha vida”, coordenado pelo professor Augusto Ribeiro e desenvolvido há quatro anos pela rede municipal de ensino.
A visita começou no Convento de São Francisco e incluiu paradas na Casa dos Bonecos Gigantes, na Igreja da Sé, na parte alta do centro histórico e nas tradicionais tapioqueiras.

Antes do passeio, os alunos participaram, em suas escolas, de palestras sobre educação patrimonial e cultural, para chegar à prática com conhecimento prévio sobre os locais visitados.
“Esse projeto proporciona às crianças a vivência do nosso patrimônio cultural. A ideia é que elas se reconheçam nessa história e entendam o valor de Olinda como patrimônio mundial”, destacou o professor Augusto Ribeiro.

Educação além dos muros da escola
A proposta do passeio é levar os estudantes para além da sala de aula, conectando teoria e prática. Para o professor Bruno Guimarães, pedagogo da Escola Dr. José Mariano, experiências assim ampliam o aprendizado, já que muitos alunos, às vezes, não têm a oportunidade de visitar pontos turísticos da própria cidade, observando esses pontos após terem conhecido suas histórias de fundação.
O gestor da escola, Aran Tavares, concordou com a fala e reforçou que ações desse tipo são fundamentais para estimular a valorização da história local.
Alunos também compartilharam a empolgação. Igor Rafael, estudante do 5º ano, comentou que era sua primeira vez no Sítio Histórico e estava animado para conhecer melhor a cidade. Já Juan Gabriel celebrou o passeio como uma oportunidade de aprendizado fora da rotina de sala de aula.

Na Escola Monsenhor Viana, a vice-gestora Danielly Viana ressaltou o impacto cultural e social do projeto:
“É uma oportunidade para que as crianças se reconheçam como protagonistas da história de Olinda, entendendo seu território e construindo cidadania”, destacou.
Para Camila Botelho, gestora da Monsenhor Viana, o contato com espaços históricos e a arte sacra ajuda os estudantes a compreender melhor o conteúdo trabalhado em sala.
O entusiasmo também é visível nas crianças. Jonas Thomaz, por exemplo, ficou impressionado com o acervo da Igreja do Alto da Sé:
“Gostei muito de ver as roupas dos padres. É uma história que a gente aprende e que até ajuda na hora de fazer provas de história.”

“Museu para Todos” leva crianças da educação infantil a museus
Além do projeto “Minha história, minha cultura, minha vida”, a Secretaria de Educação de Olinda promove também o projeto “Museu para Todos”, que voltado para crianças de 5 e 6 anos que estudam nos Centros Municipais de Educação Infantil (Semeis). A próxima edição acontece nesta terça-feira (9).
A iniciativa apresenta às crianças a importância da preservação do patrimônio desde cedo. Os pequenos visitam o Museu do Mamulengo, o Museu de Arte Sacra e a Casa dos Bonecos Gigantes de Olinda, tornando o aprendizado lúdico e aproximando-os da cultura da cidade.