Ouvir a matéria clicar no player
A Escola Municipal Nossa Senhora do Monte, no bairro dos Bultrins, realiza, nesta quarta-feira 10 de setembro, o encerramento do projeto interdisciplinar “Respeito que Educa: Combatendo as Diferenças de Corpos”.
A ação, idealizada pela professora e escritora Sâmia Véras, referência no movimento de enfrentamento à gordofobia em Pernambuco, propõe uma reflexão sobre respeito, diversidade e empoderamento no ambiente escolar.
Com atividades que envolvem todas as turmas da Educação Infantil ao 5º Ano, a programação inclui oficinas de literatura, arte, dança, expressão corporal, rodas de diálogo e exposições, com o objetivo de promover a inclusão social e combater o preconceito corporal.
A proposta tem como base o livro “Diva e o Sonho de Ser Bailarina”, escrito por Sâmia Véras, que estará presente no encerramento do evento para sessão de autógrafos e bate-papo com os estudantes.
“A escola é um espaço essencial para a construção de respeito e cidadania. Trabalhar o combate à gordofobia desde a infância é investir em uma geração mais empática, crítica e preparada para viver a diversidade”, afirma Sâmia Véras.
A iniciativa está alinhada à Lei Nº 17.781/2022, que institui ações de conscientização contra a gordofobia nas escolas, e segue os princípios da BNCC, reforçando competências socioemocionais e valorização da identidade.
Além de impactar diretamente alunos e professores, o projeto busca engajar famílias e comunidade para ampliar a discussão sobre inclusão, autoestima e combate a todas as formas de preconceito.
O encerramento, neste dia 10 de setembro, marcará o Dia de Combate e Enfrentamento à Gordofobia e contará com uma exposição coletiva de murais, fotografias, desenhos e painéis criados pelos estudantes.
SERVIÇO:
Encerramento do projeto “Respeito que Educa: Combatendo as Diferenças de Corpos”
- 10 de setembro – Dia de Combate e Enfrentamento à Gordofobia
- Horário: Manhã: 10h e à tarde: 15h30
- Local: Escola Municipal Nossa Senhora do Monte – Bultrins, Olinda