Fórum Atenção Primária e Vigilância em Saúde destacou integração entre equipes e reforçou ações de cuidado à população

Compartilhe:

Ouvir a matéria clicar no player

0:00

Na manhã desta quarta-feira (10), Olinda sediou o Fórum Atenção Primária e Vigilância em Saúde: integração para melhor cuidar, no Palácio dos Governadores, sede da Prefeitura. 

O evento reuniu médicos, enfermeiros e outros profissionais que atuam na atenção primária, que é o serviço desenvolvido nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), conhecidas popularmente como postos de saúde. E contou com a participação da secretária de Saúde, Ana Callou, do vice-prefeito Chiquinho e da palestrante Lícia Maciel, ex-secretária de Saúde de Goiana, atual vice-prefeita da cidade, e especialista em gestão pública.

O objetivo do fórum foi aproximar equipes da atenção primária e da vigilância, fortalecendo a cobertura de saúde no município e permitindo que os investimentos e ações sejam direcionados de forma mais eficiente. A secretária Ana Callou destacou que momentos como esse reforçam a importância do diálogo, do respeito e do afeto na construção da saúde em Olinda.

Participaram da mesa do evento a secretária de Saúde Ana Callou, o vice-prefeito Chiquinho e Lícia Maciel, enfermeira palestrante. Créditos: Brenda Luana

O vice-prefeito Chiquinho ressaltou a alegria de participar do fórum, enfatizando o direito do cidadão à saúde e destacando que encontros desse tipo fortalecem o SUS e a atenção à população, garantindo assistência digna aos munícipes.

A diretora da Atenção Primária, Ana Pantoja, explicou que os postos de saúde funcionam como porta de entrada para a população, estando próximos das comunidades e resolvendo a maioria dos casos. Ela destacou que a integração com a vigilância em saúde permite agir rapidamente na prevenção e no tratamento de doenças.

Entenda como funciona o trabalho da Vigilância em Saúde e sua integração com a atenção primária

Segundo Dejanine Araújo, diretora de Vigilância em Saúde de Olinda, a área atua monitorando doenças e agravos, centralizando dados de unidades públicas e privadas para identificar onde há maior incidência e quais são as prioridades de intervenção. 

Esse trabalho permite que a gestão direcione recursos, previna doenças e melhore a disponibilidade de medicamentos de forma estratégica.

A palestrante Lícia Maciel ressaltou que o fórum é fundamental para alinhar as equipes, garantindo que a atenção primária e a vigilância trabalhem de forma integrada, com foco em atendimento integral e humanizado à população. 

Profissionais da saúde participando do Fórum da saúde.Créditos: Brenda Luana

Ela explicou que o encontro permite identificar prioridades reais, atendendo de fato às demandas da comunidade e promovendo continuidade na comunicação entre os profissionais de saúde.

“Trabalhar a integração da atenção primária com vigilância fortalece a assistência à saúde da população de forma organizada e direcionada.”

Lícia Maciel também destacou sua experiência como enfermeira desde 2009, especialista em Gestão Pública e mestre em Saúde Pública, enfatizando a importância de aplicar gestão informada por evidências no fortalecimento da atenção à saúde.

Notícia rápida

Categorias