Ouvir a matéria clicar no player
A Prefeitura de Olinda segue ampliando o acesso da população aos serviços de saúde com mais uma edição do programa Saúde nas Igrejas. Nesta sexta-feira (3), a ação contemplou os moradores de Águas Compridas, na Rua Doutor Teódulo Valença, nº 103, oferecendo uma série de atendimentos gratuitos que aproximaram o cuidado das famílias da região.
A iniciativa leva os serviços para mais perto das pessoas, utilizando as igrejas como espaços de acolhimento e prevenção. Com cerca de 140 atendimentos, foram ofertadas consultas de clínica médica, atendimento odontológico, exame preventivo, testagens rápidas para HIV, sífilis e hepatites, além de práticas integrativas como ventosaterapia e auriculoacupuntura. A população também contou com o serviço de Cadastro Único (CadÚnico), porta de entrada para programas sociais como o Bolsa Família e o Benefício de Prestação Continuada (BPC).
A enfermeira Anna Karina destacou a relevância dos serviços, especialmente no início do Outubro Rosa.
“Hoje estamos com vários serviços, como citologia, testagem rápida e a prevenção do câncer do colo do útero, extremamente importante para toda a população feminina de 25 a 64 anos. A ideia é justamente essa: trabalhar a prevenção e não procurar ajuda apenas quando já existem sintomas”, explicou.

Para o diácono da igreja, Cleyton Olinda, a parceria tem impacto além das paredes do templo. “A gente recebe esse total de serviços de braços abertos. Não só a igreja está sendo beneficiada, mas toda a comunidade vizinha também está recebendo saúde e cuidado”, enfatizou.
Moradores celebram
Moradores também celebraram a proximidade do atendimento. Weverton Lucas, 26 anos, destacou a acessibilidade. “Achei muito importante porque é perto da minha casa. Tem vários atendimentos e até a oportunidade de resolver cadastro social e esclarecer dúvidas, tudo de forma prática”, comemorou o morador.

Já Thiago Santos, 31 anos, quye levou os filhos Davi Gabriel e Tharcylla Darley para tratamento odontológico, agradeceu a realização da ação: “Essa ação social é muito importante para promover o bairro e trazer um atendimento especial. Só temos a agradecer à Prefeitura de Olinda por esse trabalho”.

Com o Saúde nas Igrejas, Olinda reafirma o compromisso em descentralizar serviços essenciais, reduzindo barreiras de acesso e levando saúde e assistência diretamente às comunidades.