Ouvir a matéria clicar no player
Na manhã desta terça-feira (11), o serviço itinerante de saúde bucal da Prefeitura de Olinda chegou ao bairro de Águas Compridas. O odontomóvel é uma extensão do atendimento oferecido nos postos de saúde e leva cuidados odontológicos diretamente às comunidades, aproximando o serviço da população.
Segundo a odontóloga Lílian Dominique, quase todos os procedimentos podem ser realizados dentro da unidade móvel.
“O único serviço que não pode ser executado no odontomóvel são extrações de grande porte e tratamento de canal. Nesses casos, o paciente é encaminhado para o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), localizado na Policlínica João de Barros Barreto, no Carmo”, explicou.
Ela também reforçou a importância da prevenção. “A melhor forma de cuidar da saúde bucal é escovar os dentes pelo menos três vezes ao dia, principalmente antes de dormir”, orientou.
O coordenador da Saúde da Pessoa com Deficiência e responsável pelo serviço no município, Elton Travassos, destacou que o odontomóvel atende, em média, 25 pessoas por dia, das 8h ao meio-dia.
O atendimento funciona de forma complementar às três unidades de saúde da região de Águas Compridas, ajudando a reduzir a demanda e ampliar o acesso da população aos cuidados odontológicos.
“É muito gratificante ver essa parceria entre a prefeitura e a comunidade, porque a gente sabe da importância de ter um dentista por perto e manter o sorriso em dia”, ressaltou Elton.
Entre os atendidos estava Jacilene Couto da Oliveira, moradora do bairro. Ela contou que buscava fazer uma restauração de um de seus dentes e que o atendimento foi rápido, elogiando a iniciativa. “Foi maravilhoso esse serviço vindo aqui. Muita gente precisa de obturação e extração, e o atendimento foi bom”, afirmou.
O odontomóvel funciona de segunda a sexta-feira, sempre das 8h às 12, de forma itinerante pelos bairros.
Confirma os próximos locais de atendimento desta semana:

Quarta-feira (12/11)
Rua Nossa Senhora da Conceição, nº 132, Aguazinha.
Quinta-feira (13/11)
Av. Leopoldino Canuto de Melo, nº 333, Caixa D’Água.
Local: Igreja Batista Renascer.
Sexta-feira (14/11) – Projeto Saúde nas Igrejas
Rua Álvaro da Boa Vista, nº 608, Jardim Atlântico.
Local: Catedral Betesda / Igreja Episcopal Carismática.