Ouvir a matéria clicar no player
Ao longo do ano, a Secretaria de Patrimônio e Cultura de Olinda promoveu a “Capacitação do Quilombo à Quebrada: primeiros passos no mapa cultural de Pernambuco”. A última etapa aconteceu na quarta-feira (26), concluindo o processo de formação para quem vive a cultura no dia a dia, no palco ou nos bastidores.
O Programa tem o objetivo de auxiliar quem deseja dar os primeiros passos na criação do seu portfólio cultural e se inserir no Mapa Cultural de Pernambuco. A capacitação gratuita teve como público-alvo artistas, mestres, bandas e agentes culturais de Olinda.
“Conhecemos trajetórias diversas, potentes e profundamente enraizadas nos territórios. Ao longo desse processo, encontramos pessoas com histórias, talentos e perspectivas que fortalecem a cultura local. Vinte participantes seguiram até a última etapa, demonstrando dedicação, compromisso e disposição para construir projetos culturais que dialogam com suas realidades e sonhos”, disse a secretária de Cultura de Olinda, Marília Banholzer.
“É importante reconhecer também todos aqueles que iniciaram a caminhada, mas que, por diversos motivos, não puderam chegar até aqui. A mensagem que deixamos é clara: não desistam. Continuem acreditando em seus processos, em suas narrativas e no impacto que vocês podem gerar em seus territórios. Cada passo conta, cada tentativa importa”, acrescentou.
O do Quilombo à Quebrada conclui o processo com a certeza de que segue fortalecendo redes, abrindo caminhos e contribuindo para que mais agentes culturais tenham acesso, formação e oportunidades reais. O Quilombo à Quebrada continua firme, coletivo e comprometido com a transformação pela cultura.